A fibra dietética é um componente indigesto de muitos alimentos comuns, como vegetais, grãos e frutas. Uma dieta rica em fibras pode ajudar a manter a saúde, prevenir a constipação ou a irregularidade, e pode ser uma parte importante de um programa de perda de peso. Medline Plus afirma que é importante beber muita água para obter o benefício total da fibra na dieta.
Tipos de fibras
Existem dois tipos de fibras alimentares, solúveis e insolúveis. Como seus nomes sugerem, a fibra solúvel se dissolve na água, enquanto a fibra insolúvel não. Ambos os tipos são muito benéficos. Fibra insolúvel fornece volume para uma refeição e move os produtos digestivos através do trato gastrointestinal mais rapidamente. Aumenta a quantidade de fezes, promove a regularidade e previne a constipação. Fibra solúvel forma um gel quando misturado com água. Ele retarda a digestão e, de acordo com Medline Plus, ajuda a reduzir o colesterol e pode diminuir o risco de doença cardíaca.
Suplementos de fibras solúveis
A forma mais popular de fibra solúvel é psyllium, feita a partir das cascas de sementes de Plantago. Metamucil e Konsyl são marcas de suplementos em pó que podem ser adicionados à água, sucos ou outros líquidos. O farelo de arroz também contém muita fibra solúvel e pode ser adicionado a cereais ou outros alimentos.
A suplementação de fibra insolúvel
A forma mais comum de fibra insolúvel na forma de suplemento é farelo de trigo ou aveia. A porção de farelo de um grão é sua casca dura e externa que é freqüentemente removida quando o grão é usado para produzir pães e outros alimentos. É embalado e vendido separadamente, e pode ser polvilhado sobre cereais ou outros alimentos.
Alimentos ricos em fibras
Muitos alimentos diferentes contêm fibras solúveis ou insolúveis, ou ambos. De acordo com Vitamins To Health, alimentos como arroz integral, quinoa, nozes, gergelim e sementes de abóbora, legumes crocantes e muitas frutas com a pele como maçãs são ricos em fibras insolúveis. Massas integrais e pães também são boas fontes de fibras insolúveis. Muitas frutas e vegetais também são boas fontes de fibras solúveis, incluindo ervilhas, feijão, laranjas e laranjas. Efeitos colaterais
Se uma pessoa acrescenta muita fibra à dieta muito rapidamente, alguns efeitos colaterais podem ocorrer. Estes incluem gases intestinais, cólicas abdominais ou sensação de inchaço. MayoClinic.com recomenda adicionar fibra à dieta lentamente, para que o sistema gastrointestinal tenha tempo para ajustar sua função à mudança.
, , ] ]