A fibra dietética é uma parte importante da saúde digestiva. Uma média de 25 a 30 g de fibra por dia mantém a regularidade intestinal e as funções intestinais. No entanto, se você tem uma tireóide lenta, ou hipotireoidismo, medicamentos prescritos que você pode tomar como levotiroxina podem ser prejudicados por muita fibra em sua dieta. Não elimine as fibras da sua dieta, mas consulte o seu médico para recomendações sobre fibras se estiver a tomar medicação para a tiróide. Grãos integrais, frutas, verduras, nozes e feijões são todas ricas fontes de fibras que você pode precisar limitar. Hipotireoidismo e Levotiroxina A tireóide é uma pequena glândula localizada abaixo do seu canto da boca. É responsável pela produção de dois hormônios, T3 e T4, que regulam as funções metabólicas, como a quebra dos alimentos e seu uso como energia. Danos à glândula tireóide devido a doenças auto-imunes, inflamações ou distúrbios da glândula pituitária podem fazer com que a sua tireoide produza muito pouco hormônio T4. O resultado é hipotireoidismo com sintomas de metabolismo retardado, fadiga, ganho de peso, distúrbios digestivos e irregularidades da temperatura corporal. A levotiroxina, uma medicação sintética do hormônio da tireoide, substitui o hormônio que a glândula tireóide não faz mais adequadamente. É um tratamento vitalício prescrito pelo seu médico para hipotireoidismo, mas alimentos ricos em fibras tomados com este medicamento inibem a absorção adequada.
Grãos de Alta Fibra
Pães integrais de alta fibra, como pão de centeio escuro, pão de trigo integral, pão com alto teor de farelo ou pão integral, têm 5,8 a 7,0 g de fibra por porção de 2 fatias. Uma porção de 1 xícara de cereais integrais e farinha de aveia tem 2 a 10 g de fibra. O arroz integral tem um teor de fibra mais alto do que o arroz branco a 5,5 g por porção de 1/2 xícara e as tortillas de trigo pesam em média 2 g de fibra por cada concha de 6 polegadas.
laranja, um pêssego médio com pele, uma maçã média com pele e 1/2 xícara de morangos frescos, cada um produz 2 a 3,1 g de fibra por porção. Uma porção de 1/2 xícara de framboesas, uma fatia de melancia ou 1/2 xícara de ameixas tem 2,8 a 4,5 g de fibra. Inhame, batata-doce e batata branca têm 2,2 a 6,8 g de fibra com batata doce e batata doce, produzindo o maior teor de fibras. Uma porção de 1/2 xícara de espinafre cozido rende 7,0 g de fibra, enquanto brócolis e couve de Bruxelas também são alimentos ricos em fibras, com 3,0 a 7,0 g por porção de 1/2 xícara, dependendo da preparação.>
Uma porção de ¼ de xícara de nozes, amêndoas, amendoim e castanhas, cada uma delas produz entre 1,1 e 2,4 g de fibra. MayoClinic.com observa que você deve especialmente evitar tomar nozes e produtos de soja com medicação da tireóide. Legumes são especialmente ricos em fibras; uma porção de 1/2 xícara de rim, pinto, preto, lentilha e certas variedades de ervilha contém até 18 g de fibra.