Um tipo de carboidrato ou amido que seu corpo não consegue digerir, a fibra alimentar existe apenas em alimentos vegetais. Regula a digestão, varrendo os intestinos e acrescentando volume às suas fezes. Frutas, cereais integrais e vegetais, incluindo alface, são fontes de fibra. A fibra em alface é solúvel e insolúvel.
Solúvel vs. Fibra Insolúvel
Dois tipos de fibra são encontrados em produtos vegetais: solúvel e insolúvel. Células vegetais contêm fibras solúveis em água, o que significa que elas se dissolvem em água para se tornarem um gel mole. A fibra solúvel ajuda o corpo a se ligar ao colesterol e removê-lo da corrente sanguínea. Ele também pode ajudar a firmar suas fezes e digestão lenta para manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis. Fibra insolúvel passa rapidamente através de seu intestino, evitando a constipação e infecções do intestino. Ao afastar a constipação, também pode ajudar a prevenir as hemorróidas. Encontre fibras insolúveis principalmente em frutas com peles comestíveis, vegetais crus, nozes, feijões e grãos integrais.
Tipos de fibras solúveis
A fibra solúvel pode ainda ser dividida em tipos: beta-glucana, encontrada principalmente em grãos; pectina, ácidos de açúcar encontrados principalmente em frutas e legumes doces; gomas naturais, incluindo guar, alfarroba, goma de acácia, carragenina e xantano; e inulina, presente nas cebolas, chicória e trigo. A alface Radicchio é rica em inulina, enquanto a alface manteiga não é. Outras alfaces podem conter pectina e inulina, mas as razões exatas dependem do tipo.
Alface como Fibra
A alface não é rica em fibras quando comparada a outros produtos. A alface romana, por exemplo, contém 1,2 gramas de fibra por xícara, enquanto o iceberg tem apenas 0,7 grama por xícara. Compare isso com opções de fibras mais altas, como uma pêra com 5,1 gramas, 1 xícara de feijão verde com 4 gramas ou metade de uma batata-doce com 3,9 gramas. A Academia Nacional de Nutrição e Dietética recomenda que você consiga entre 20 e 35 gramas de fibra por dia de uma variedade de fontes para promover a boa saúde.
Complicações
A maioria das pessoas deve procurar comer mais fibras, de qualquer tipo, para promover uma boa saúde digestiva. No entanto, aqueles que experimentam certos distúrbios digestivos, incluindo a síndrome do intestino irritável ou a doença de Crohn, podem fugir completamente da fibra. Eles também podem achar que certos tipos de fibras, como a inulina, causam a intensificação dos sintomas, por isso precisam evitá-la. Infelizmente, determinar seus alimentos desencadeantes é individual; algumas alfaces podem causar desconforto digestivo, enquanto outras são perfeitamente digeríveis para você. Um diário alimentar pode ajudá-lo a identificar seus gatilhos pessoais; às vezes não é a alface em uma salada que você comeu que causou um problema, mas outros legumes que você adicionou.