Alimentos ricos em fibras têm mais densidade, o que significa que eles exigem mais tempo de mastigação, o que dá ao seu corpo mais tempo para registre que está cheio. Alimentos ricos em fibras também ficam mais tempo em seu estômago antes de percorrer o resto do trato digestivo, o que ajuda você a se sentir mais cheio e a reduzir os lanches entre as refeições.
A fibra ajuda a regular o trato digestivo. tracto digestivo e evacuações retardando a progressão das fezes. Isso ajuda o corpo a absorver mais água. Além disso, a fibra adiciona volume às fezes, tornando-as mais macias e fáceis de passar e reduzindo a incidência de constipação e síndrome do intestino irritável. Fezes moles e volumosos também podem ajudar a eliminar toxinas e carcinógenos do cólon, de acordo com Jackson Siegelbaum Gastroenterology.
Manejo do colesterol
A fibra solúvel encontrada na aveia, farelo de aveia, feijão e algumas frutas ajuda a reduzir os níveis de lipoproteína de baixa densidade, ou colesterol ruim, inibindo sua absorção na corrente sanguínea. Altos níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade podem levar a doenças cardíacas.
Regulagem de açúcar no sangue
Fibra retarda a absorção do açúcar no sistema digestivo. Isso ajuda a manter níveis uniformes de açúcar no sangue e reduz a incidência de picos de açúcar no sangue potencialmente perigosos. Pessoas com diabetes que consomem pelo menos 50 gramas de fibras por dia podem controlar seus níveis de glicose no sangue melhor do que aquelas que comem menos.
Inchaço, Cólicas e flatulência
O aumento da fibra alimentar não tem muitos contras No entanto, como a fibra absorve água, você deve aumentar a ingestão de água à medida que aumenta a fibra. Consumir pouca água enquanto aumenta a ingestão de fibras pode causar inchaço, cólicas e aumento da flatulência à medida que a fibra se move através do trato digestivo. Você deve aumentar a ingestão de fibras lentamente diariamente até atingir o valor diário recomendado.