Embora a fibra seja considerada um tipo de carboidrato, o corpo da criança não a digere, mas a usa para promover um sistema digestivo saudável. A maioria das crianças não obtém fibras suficientes em suas dietas diárias, o que pode contribuir para uma série de problemas de saúde, desde obesidade infantil até diabetes, de acordo com a DrGreene.com. Embora seja uma boa idéia incorporar fibras na dieta da criança, é possível incorporar muito cedo demais, o que pode causar sintomas adversos.
Efeitos colaterais
A fibra pode se ligar às fezes do bebê, ajudando prevenir a constipação e dores de estômago. Entretanto, absorver muita fibra pode fazer com que o intestino do seu filho libere gases extras enquanto seu corpo está tentando quebrar a fibra contida nas fezes. Isso pode fazer com que seu bebê sofra gases, inchaço ou dores de estômago. Além disso, seu bebê pode apresentar aumento da incidência de diarréia porque a fibra extra pode fazer com que as fezes passem rápido demais.
Quando o bebê apresenta sintomas adversos associados à ingestão de fibras, o problema pode não seja a fibra em si, mas a quantidade de fibras na dieta do seu filho. Se você aumentar a ingestão de fibras do seu filho muito rapidamente, seus intestinos podem não estar acostumados a quebrar essa quantidade de fibras. Em vez de reduzir drasticamente a ingestão de fibras do seu filho, tente aumentar sua ingestão lentamente até que ele atinja uma ingestão diária saudável de fibras. O sistema digestivo da criança normalmente leva cerca de duas semanas para se acostumar a digerir quantidades maiores de fibras. No entanto, se a fibra adicionada não estiver contribuindo para os sintomas adversos, o Dr. Alan Greene recomenda continuar a ingestão adicional de fibras, pois é benéfica para a criança.
Intakes Recomendados
Embora possa levar algum tempo para alcançar uma ingestão de fibra recomendada, seu bebê deve receber cerca de três porções de grãos integrais por dia. Isso pode vir de cereais integrais que contêm pouco ou nenhum açúcar adicionado. Frutas e legumes também contêm fibras. Boas fontes na dieta de sua criança podem incluir brócolis, maçãs, bananas ou laranjas.
Sinais de que sua criança pode estar comendo muita fibra incluem sentir fezes moles que parecem incomodá-la. Se as fezes estiverem confusas e /ou contribuindo para a erupção cutânea, elas podem ser sinais de que a ingestão de fibras da criança está interferindo negativamente em sua saúde. Se este for o caso, você deve reduzir as fibras e reintroduzir gradualmente as fontes de fibra na dieta.
, , ] ]