A fibra é a parte dos alimentos que o corpo não pode digerir ou absorver. Encontrado em grãos integrais, frutas, verduras e legumes, a fibra tem muitos benefícios para a saúde, como diminuir o risco de doença cardíaca e ajudar na saúde digestiva. Portanto, é importante consumir alimentos ricos em fibras todos os dias para melhorar a duração e a qualidade de vida.
Sobre Fibra
São necessários dois tipos de fibra para a saúde geral. Fibra insolúvel, encontrada em produtos de farinha de trigo integral, farelo de trigo, nozes e vegetais, aumenta o volume de fezes e promove a circulação de alimentos através do sistema digestivo. Fibra solúvel, encontrada na aveia, ervilha, feijão, maçã, cenoura e frutas cítricas, se dissolve na água para formar uma substância gelatinosa que retarda a absorção de componentes alimentares, permitindo que o corpo retenha mais nutrientes.
Recomendações de Fibras A ingestão diária recomendada de fibras é de 25 gramas por dia para mulheres e 38 gramas por dia para homens, o que equivale a cerca de 14 gramas de fibra por 1.000 calorias consumidas. Esta ingestão diária recomendada pode ser facilmente alcançada através do consumo regular de grãos integrais e feijão, bem como duas a três porções de frutas e legumes por dia.
Benefícios de saúde de fibra - O aumento do consumo de fibras pode melhorar muitos aspectos da saúde. Alimentos ricos em fibras, como pães integrais e cereais, ajudam a aumentar o volume das fezes, o que ajuda a prevenir a constipação. Além disso, a fibra aumenta a integridade e a função intestinal, minimizando o risco de doenças como hemorróidas e diverticulite. Descobriu-se que frutas, verduras e legumes que contêm fibras solúveis reduzem os níveis "ruins" de colesterol LDL e diminuem a absorção de açúcar no corpo, o que, por sua vez, pode diminuir o risco de diabetes e doenças cardíacas. Fibra também pode facilitar a perda de peso. Devido à sua qualidade de volume, a fibra pode fazer você se sentir satisfeito e evitar o consumo excessivo de calorias durante as refeições e os lanches.
Pesquisa sobre Benefícios de Fibra
Um estudo de 2011 relatado pelo National Institutes of Health descobriu que aqueles que consumiram quantidades mais elevadas de fibra durante um período de nove anos tiveram uma probabilidade significativamente menor de morrer de doença crónica do que aqueles que consumiram menos fibras. O consumo de fibras dos participantes do estudo variou de 12,6 gramas a 29,4 gramas por dia em homens e de 10,8 gramas a 25,8 gramas por dia em mulheres. Aqueles que consumiram a maior quantidade de fibra todos os dias tiveram um risco 22 por cento menor de morte no período de nove anos do que aqueles que consumiram a menor quantidade de fibras.