A maioria dos atletas amadores e profissionais sabem que precisam de muita proteína, vitaminas e minerais em suas dietas para permanecer em condição de pico. Embora a fibra é um componente da dieta que tende a receber menos atenção, é extremamente importante para uma boa saúde, bem.
Função
Você precisa de fibra dietética para processar e digerir corretamente os alimentos que você come. Sem fibra suficiente, você pode se tornar suscetível a distúrbios intestinais, como diverticulite ou constipação. A fibra dietética pode ser categorizada como solúvel ou insolúvel. A fibra solúvel se dissolve na água, enquanto a fibra insolúvel passa através de seu trato digestivo intacta. Níveis saudáveis de fibra alimentar também podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL e manter um nível saudável de açúcar no sangue, de acordo com o site da Clínica Mayo
Ingestão Diária Recomendada
Na maioria dos casos, um atleta precisa do mesmo ingestão diária de fibras como qualquer outra pessoa saudável. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, a maioria das pessoas recebe apenas 10 a 15 g de fibra alimentar por dia;. Mas para melhor saúde, a maioria das pessoas deve receber entre 20 e 35 g por dia. A exceção para os atletas é imediatamente antes da competição, quando os nervos podem levar a uma dor de estômago - uma condição que pode ser agravada por uma refeição rica em fibras. Por essa razão, Julie DuBois, nutricionista da Nutriworks Comprehensive Nutrition Consulting, recomenda a ingestão de alimentos com baixo teor de fibras pouco antes de uma competição ou evento. Por exemplo, suco de frutas, arroz branco e batatas sem pele podem fornecer energia sem sobrecarregar o corpo com fibras enquanto estiver sob estresse.
Fontes
Praticamente todos os produtos integrais são boas fontes de fibra dietética. Uma xícara de aveia, por exemplo, tem 4 g de fibra dietética, enquanto uma fatia de pão de trigo tem quase 1 g. A maioria das frutas e legumes também tem quantidades significativas de fibras alimentares, de acordo com a Escola de Saúde Pública de Harvard - Outras Considerações - Muitos atletas - particularmente aqueles que competem em esportes de resistência como maratona e natação à distância - deve comer quantidades muito grandes de calorias para ter energia suficiente para o treinamento. Em muitos casos, suas necessidades calóricas diárias são muito superiores às da maioria das outras pessoas. Como a maioria dos atletas tem o cuidado de seguir dietas nutritivas e saudáveis que contêm muitas frutas e vegetais, eles podem facilmente encontrar sua ingestão diária de fibras muito mais alta do que o necessário - aumentando o risco de problemas no sistema digestivo. Por essa razão, alguns atletas realmente precisam reduzir sua ingestão total de fibras, selecionando mais alimentos com baixo teor de fibras.