O psyllium e o farelo de trigo não processado são igualmente benéficos em sua dieta. O primeiro é um tipo de fibra solúvel, enquanto o segundo é um tipo de fibra insolúvel. Você deve obter quantidades adequadas de fibras em sua dieta, ingerindo muitos produtos frescos e alimentos integrais. Em alguns casos, no entanto, você pode precisar de um suplemento de fibra. Se você decidir tomar um, avise seu médico com antecedência para garantir que ele não interaja com nenhum dos seus medicamentos atuais.
Tipos de Fibra
As fibras podem ser solúveis ou insolúveis, dependendo sua função no trato digestivo. Enquanto qualquer tipo permanece relativamente intacto através de seu intestino, a fibra solúvel quebra e fermenta em seu cólon, a parte inferior de seu intestino. Este processo alimenta a boa flora natural do seu trato intestinal. Fibra insolúvel, às vezes conhecida como volumoso, varre seu trato digestivo como uma vassoura, eliminando o desperdício. Ambos os tipos de fibra são essenciais em sua dieta e a maioria dos alimentos ricos em fibras oferece alguns dos dois. Para um trato digestivo saudável, você precisa consumir 14 g de fibra total para cada 1.000 calorias que consome, os relatórios do Centers for Disease Control and Prevention. Após uma dieta média de 2.000 calorias, é necessário ingerir 28 g de fibra alimentar por dia.
Psyllium
A fibra de psílio vem das cascas das sementes das plantas de psílio. Esta fibra solúvel tem uma série de benefícios no seu trato digestivo. Uma vez que é capaz de absorver água, pode ajudar a aliviar a diarreia. A fibra Psyllium reduz a velocidade de digestão, o que retarda a absorção de nutrientes no seu sistema. Por esse motivo, o psyllium pode ser benéfico na redução do colesterol e na manutenção dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, pesquisadores da Universidade de Florença, na Itália, publicaram um estudo no periódico "Techniques in Coloproctology" em 2011 analisando os benefícios da fibra de psílio para a defecação obstruída. Esta condição leva a uma incapacidade de mover seus intestinos, resultando em constipação severa. Os pacientes que receberam psyllium, em comparação com uma dieta rica em fibras, tiveram melhoras mais rápidas nos sintomas de defecação obstruída, além de fezes mais macias e mais fáceis de serem processadas.
Farelo de Trigo Não Transformado
Farelo de trigo não processado tipo de grão integral que contém todas as partes do miolo: germe, endosperma e farelo. A casca externa dura ou farelo é rica em fibras insolúveis. Esta fibra benéfica adiciona volume às suas fezes enquanto varre. Como a fibra insolúvel do farelo de trigo não processado mantém as vísceras regularmente movimentadas, reduz o risco de desenvolver hemorróidas, certos tipos de câncer colorretal e doença diverticular, observa a Mayo Clinic. Ter doença diverticular faz com que bolsas se formem nas paredes intestinais, onde a comida fica presa. Eventualmente, isso leva à inflamação dolorosa, conhecida como diverticulite.
Considerações adicionais
A fibra é uma parte essencial de sua dieta, mas se você normalmente não consome quantidades adequadas de fibras, aumentar subitamente sua ingestão pode levar a problemas gastrointestinais. Demasiada fibra provoca gases, inchaço, cólicas, diarréia ou até prisão de ventre em algumas pessoas. Para reduzir o risco de efeitos colaterais adversos, aumente lentamente sua ingestão diária de 2 g e monitore sua reação. Aumentar sua ingestão por um período de várias semanas permite que seu corpo se acostume com isso; Assim, o seu aparelho digestivo passa fibras com problemas mínimos.