A definição médica de um laxante é qualquer alimento ou medicamento que facilite a passagem de resíduos sólidos pelo corpo, de acordo com o dicionário online Merriam-Webster. Os dois tipos de fibra, solúvel e insolúvel, que compõem a fibra dietética - o tipo de fibra que você come - têm um efeito laxante, embora por diferentes razões. Uma dieta saudável consiste em ambos os tipos de fibras, pois ambos ajudam a promover a saúde intestinal e ajuda na prevenção de doenças intestinais.
Sobre Fibra
Todos os alimentos à base de plantas contêm uma mistura de fibras solúveis e insolúveis, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. A maioria das pessoas nos EUA não obtém fibras dietéticas suficientes em sua dieta, o que, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, deve ser de cerca de 38 gramas de fibra por dia para homens e cerca de 25 gramas por dia para mulheres. Cerca de um quarto desse consumo deve incluir fibras solúveis. Consumir uma dieta rica em ambos os tipos de fibras ajuda a manter a saúde digestiva e promover movimentos intestinais regulares. A fibra também pode ajudar na prevenção de doenças intestinais. Por exemplo, um estudo de acompanhamento de longo prazo publicado no "Journal of Nutrition" de abril de 1998 descobriu que consumir fibra alimentar, particularmente fibra insolúvel, reduz o risco de doença diverticular em profissionais de saúde masculinos.
Fibra Insolúvel
A fibra insolúvel não se dissolve na água e assim passa pelo trato digestivo virtualmente intacta enquanto absorve água, o que cria um banco volumoso mas macio - tornando-se um laxante natural, pois um tamborete mais volumoso e macio se move mais facilmente através do sistema digestivo. "Um movimento mais suave dos resíduos corporais através do trato digestivo pode ajudar a prevenir a constipação e a se esforçar ao ter um movimento intestinal, o que pode ajudar a prevenir as hemorróidas e outras doenças intestinais. Outra vantagem da fibra insolúvel é que ela não é consumida muito pelas bactérias intestinais, o que significa que produz menos gás intestinal.
Fibra Solúvel
As fezes semelhantes a gel, criadas pela fibra solúvel, não aumentam o volume fezes, mas pode atuar como um laxante se você tiver fezes particularmente duras e secas - uma condição comum naqueles que são constipados. Muitos laxantes de balcão para constipação contêm fibras solúveis por este motivo, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. A fibra solúvel também tem outros benefícios, inclusive ajudando a reduzir a absorção intestinal de açúcares e amido, o que pode reduzir os níveis de colesterol. Um estudo publicado na edição de março de 2008 da "Phytomedicine" descobriu que os pacientes que tomam casca de psyllium, que são ricos em fibras solúveis, experimentaram uma diminuição significativa nos níveis de colesterol após três semanas de tratamento. Alimentos integrais, como cereais integrais, frutas e vegetais frescos, legumes e nozes, são as melhores fontes de fibras, pois têm nutrientes e minerais vitais que os suplementos de fibras normalmente não contêm. Tomar um suplemento de fibra pode ser benéfico, no entanto, especialmente se você tiver um problema digestivo, mas certifique-se de beber bastante água para evitar a constipação. Se você tem constipação ou fezes impactadas, a Universidade de Maryland Medical Center recomenda consultar seu médico antes de tomar um suplemento de fibra. A fibra dietética pode causar gases e inchaço se tomada em grandes quantidades, especialmente se você não está acostumado a fibra em sua dieta. Aumentar gradualmente a quantidade de fibras em sua dieta geralmente ajuda a evitar problemas.