A diverticulose ocorre quando pequenas bolsas, conhecidas como divertículos, se formam ao longo do revestimento do intestino. Durante o processo de digestão, pequenos pedaços de comida podem ficar presos no divertículo, o que resulta em inflamação conhecida como diverticulite. Ocorre mais frequentemente no cólon, especificamente no cólon sigmóide. De acordo com MedlinePlus, uma dieta baixa em fibras é um fator de risco para diverticulose.
Comer alta fibra
De acordo com a National Digestive Diseases Information Clearinghouse (NDDIC), fibra mantém as fezes moles e reduz a pressão no cólon permitindo conteúdo intestinal para percorrer facilmente. O consumo de fibra deve estar entre 20 e 35 gramas por dia. Se uma dieta é baixa em fibras dietéticas, aumente lentamente a ingestão em alguns gramas diariamente. Isso permitirá que o corpo se ajuste adequadamente e reduza a constipação.
Frutas e Legumes
Frutas e vegetais são ricos em fibras. Produtos crus com a casca ou pele é uma excelente maneira de aumentar a quantidade de fibra na dieta. Frutas mais altas em fibras incluem framboesas, peras e maçãs. Vegetais de alta fibra incluem alcachofras, ervilhas, brócolis e nabos. Escolha fruta como um lanche ou para substituir sobremesas. Use vegetais em sopas, para fazer um sanduíche ou como parte de um prato frito.
Grãos integrais
Grãos integrais são uma ótima maneira de aumentar as fibras na dieta. Alimentos como 100% de pão integral, farinha de aveia com corte de aço, arroz integral, farelo, pipoca e massa de trigo integral são ricos em fibras alimentares. Sabor e sabor podem variar entre marcas. É importante experimentar uma variedade de produtos para determinar quais grãos integrais são para você.
Sementes e Nozes
Durante anos, os médicos recomendaram que os pacientes com diverticulose evitassem nozes e alimentos que contenham sementes. No entanto, de acordo com o NDDIC, nenhum dado científico apóia este tratamento. Sementes encontradas em morangos, abobrinha, tomates, pepinos e framboesas são consideradas seguras. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, tornando-se importante para você reconhecer os alimentos que agravam o seu corpo.
Feijões e Legumes
Feijões e leguminosas são ricos em fibras. Eles também são ricos em proteínas, tornando-os bons substitutos para carnes e aves com baixo teor de fibras. Ervilhas, lentilhas, feijão preto e feijão tem mais de 10 gramas de fibra por xícara. Os efeitos colaterais do alto consumo de feijão e leguminosas incluem gases e inchaço.