Os carboidratos são um tipo de macronutriente que você realmente precisa em sua dieta todos os dias. Carboidratos de amido e açúcar fornecem glicose, que é o combustível que você precisa para funcionar, enquanto a fibra mantém tudo em movimento. Seu sistema usa todos os carboidratos digestíveis da mesma forma, sejam eles provenientes de alimentos saudáveis ou processados, mas isso não significa que todos os alimentos sejam criados iguais. Mau
Quase todos os alimentos que você come contêm algum tipo de carboidrato - amido, açúcar, fibra ou uma combinação deles. Bons carboidratos vêm de alimentos integrais minimamente processados. Exemplos incluem laticínios com baixo teor de gordura, grãos integrais, feijões, legumes, nozes, sementes, vegetais e frutas. Você obterá amido, açúcar ou possivelmente um pouco de fibra em alimentos altamente manufaturados também. Mas estes são muitas vezes agrupados como "carboidratos ruins" porque além de calorias, esses alimentos tendem a oferecer quantidades mínimas de micronutrientes, gorduras insaturadas saudáveis, proteínas e fibras.
Carboidratos de amido
Amidos são moléculas complexas de muitos ramos de açúcares. Por causa de sua estrutura multifacetada, seu corpo leva um tempo para quebrá-las, fornecendo energia duradoura a partir de um suprimento constante de glicose. Amidos ricos em carboidratos em sua dieta devem vir de grãos integrais, vegetais, feijões, sementes e nozes, em vez de alimentos processados. Você ainda obterá amido de produtos manufaturados, incluindo pão branco, batatas fritas, bolachas e massas. Eles geralmente não têm vitaminas, minerais e fibras, no entanto.
Detalhes sobre Sugar
O açúcar não é necessariamente um fardo pecaminoso. Seu sistema precisa de açúcar para obter a rápida explosão de glicose que você pode precisar depois de pular uma refeição ou durante períodos de atividade física vigorosa. Os açúcares com bom teor de carboidratos são encontrados naturalmente em alimentos saudáveis, como a lactose em iogurte desnatado e o leite ou a frutose em maçãs, laranjas e outras frutas. Seu corpo processa o açúcar natural da mesma maneira que os açúcares adicionados, como a sacarose em sobremesas açucaradas. Mas os junk foods não possuem todos os minerais, vitaminas ou fibras que você obterá de fontes naturais boas de açúcar. Então, da próxima vez que você precisar refrear seu dente doce, desfrute de algo que é naturalmente doce e repleto de nutrientes - frutas frescas, iogurte desnatado com um fiozinho de mel ou frutas secas sem adição de açúcar. Você pode não pensar em fibra como um carboidrato, embora tenha uma composição química semelhante aos açúcares e amidos, colocando-os na mesma categoria de carboidratos. A diferença com a fibra é que, como a estrutura é um pouco diferente, seu corpo não consegue quebrá-la. Portanto, não se converte em glicose nem tem calorias. A fibra é um bom carb por muitas razões. Fibra insolúvel, encontrada principalmente em vegetais, frutas e grãos integrais, varre seu intestino. É por causa da fibra insolúvel que você tem fezes regulares fáceis de passar. Fibra solúvel absorve líquido intestinal, formando uma lama lenta. Esta função dá aos nutrientes tempo suficiente para absorverem os intestinos, atrasa a absorção de glicose para níveis estáveis de açúcar e libera parte do colesterol extra que circula por aí. Você obterá fibras solúveis da polpa de frutas, aveia e feijão.