casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Fibra dietética vs. Fibra solúvel vs. Fibra Insolúvel

A fibra é parte integrante da sua dieta, apesar de não ser um nutriente. A fibra é uma substância indigesta, parte de todos os alimentos à base de plantas, incluindo frutas, legumes, grãos integrais, legumes, nozes e sementes. Consumir uma dieta que inclua muitos alimentos à base de plantas permite-lhe satisfazer as suas necessidades diárias de 38 g por dia de fibra para homens e 25 g por dia para mulheres. Consulte o seu nutricionista, se você tiver dúvidas sobre fibras em sua dieta.

Fibra dietética

A fibra dietética é a substância em alimentos à base de plantas que o estômago e as enzimas intestinais não digerem. Contudo; certas bactérias no intestino grosso podem digerir parcialmente fibras. As plantas variam nos tipos de fibras que contêm, incluindo pectina, lignina, celulose, hemicelulose, goma e mucilagem. Em geral, a fibra cai em duas categorias, fibra solúvel e fibra insolúvel, cada uma tendo certos papéis biológicos que podem beneficiar sua saúde e tratar doenças, distúrbios e condições médicas.

Fibra Solúvel

Fibra solúvel é substâncias indigestas em alimentos que são solúveis em água. Essas substâncias incluem pectina e goma encontradas em frutas, vegetais, feijões e cereais integrais, como aveia, principalmente farelo de aveia. Fibra solúvel retarda a passagem de alimentos no intestino delgado. Consumir alimentos ricos em fibras solúveis pode ajudá-lo a reduzir seus níveis de colesterol no sangue porque a fibra reduz a quantidade de colesterol dietético que seu corpo absorve dos alimentos. A fibra solúvel também retarda a absorção de açúcar dos alimentos para o sangue, facilitando o controle dos níveis de açúcar no sangue.

Fibra insolúvel

A fibra insolúvel é uma substância presente nos alimentos à base de plantas que não são Solúvel em água. Estas substâncias incluem lignina, celulose e hemicelulose. Fibras insolúveis aumentam o volume de suas fezes e aceleram a passagem de resíduos pelo trato digestivo. Alimentos fontes de fibra insolúvel incluem grãos integrais, como farelo de trigo, feijão e legumes. Consumir alimentos com fibras insolúveis ajuda a promover evacuações regulares e prevenir constipação, hemorróidas e diverticulose.

Fibra de grãos integrais

Consumir uma dieta rica em fibras que inclui grãos integrais pode reduzir o risco de morte. Os grãos integrais contêm todo o grão da semente, incluindo farelo, germe e endosperma, maiores concentrações de nutrientes e mais conteúdo de fibras. Pesquisas de cientistas da Escola de Saúde Pública da Universidade de Minnesota em Minneapolis e publicadas no "Journal of American College of Nutrition" em 2000 relatam que mulheres mais velhas que consomem cereais integrais têm uma taxa de mortalidade mais baixa que todas as mulheres que consomem alimentos refinados. grãos.