Todos os alimentos à base de plantas contêm fibra dietética, que desempenha um papel na sua saúde. Existem dois tipos de fibras em sua dieta diária: solúvel e insolúvel. O primeiro tipo de fibra promove níveis saudáveis de colesterol e triglicerídeos, e o segundo tipo promove a saúde digestiva. Por essa razão, os profissionais médicos consideram a fibra do coração saudável.
As 2 faces da gordura:
Há um ditado que diz: "A gordura é igual ao sabor" e, embora isso possa ser verdade, a gordura da dieta serve mais que apenas saborear. Demasiada gordura pode aumentar o colesterol no sangue, fazendo com que ele se acumule e coloque o seu coração em risco. Além disso, seu corpo armazena gordura dietética na forma de triglicerídeos. Quando o nível de triglicerídeos no sangue é muito alto, o risco de doença cardíaca aumenta.
Fibra solúvel em ação
A fibra é a parte indigesta das plantas compostas de polissacarídeos, que são carboidratos. Quando você consome gorduras, o colesterol resultante atinge o intestino delgado. A fibra solúvel também alcança o intestino delgado, onde se combina com a água para formar uma substância gelatinosa. O gel liga parte do colesterol no intestino delgado e o remove do corpo, de acordo com o Instituto Bell de Saúde e Nutrição. Os cientistas acreditam que é assim que a fibra diminui o colesterol. A fibra solúvel também ajuda a controlar os triglicérides.
Onde e quanto?
As fontes ricas de fibra solúvel incluem farelo de aveia, semente de linhaça, farinha de aveia, farelo de trigo, feijão, lentilha e algumas frutas e vegetais. A ingestão de fibra recomendada refere-se à fibra total e não apenas à fibra solúvel. Alimentos ricos em fibras contêm uma mistura de ambos os tipos de fibras. O objetivo é obter entre 25 e 35 gramas de fibra total por dia, recomenda a Harvard Health Publications. É melhor aumentar gradualmente o consumo de fibras ao longo de duas ou três semanas.
Conheça os seus números
O seu prestador de cuidados de saúde pode realizar um simples exame de sangue para lhe fornecer os níveis de colesterol e triglicéridos. Apontar para um nível de colesterol total abaixo de 200 miligramas por decilitro. O objetivo dos triglicerídeos é menor que 100 miligramas por decilitro. A lipoproteína de baixa densidade, ou LDL, é uma forma ruim de colesterol, portanto, procure um nível abaixo de 100 miligramas por decilitro. A faixa ideal para lipoproteína de alta densidade - ou HDL, uma boa forma de colesterol - é de 60 miligramas por decilitro ou mais.