Fiber
A fibra dietética vem das partes de alimentos vegetais que seu corpo não pode digerir. Em vez disso, as bactérias do seu cólon podem digeri-lo. De acordo com a Escola de Saúde Pública de Harvard (HSPH), boas fontes de fibra incluem frutas, legumes e leguminosas, como feijão, ervilha e lentilha. Muitos grãos integrais, como aveia, trigo integral e cevada também fornecem fibras, e você pode ler as informações nutricionais sobre pacotes de cereais matinais para escolher boas fontes. • Doença cardíaca
HSPH afirma que a fibra provavelmente reduzirá seu risco de doença coronariana. A fibra dietética pode prevenir doenças cardíacas, reduzindo o risco de síndrome metabólica, uma causa de doença cardíaca que inclui sintomas como hipertensão, baixos níveis de bom colesterol HDL no sangue e triglicerídeos elevados no sangue. Altos níveis de mau colesterol LDL no sangue podem aumentar o risco de doença cardíaca. MayoClinic.com observa que a fibra solúvel pode diminuir seus níveis de colesterol. Aveia, legumes e bagas são boas fontes de fibra solúvel. Se você tem fatores de risco para doenças cardíacas, não deixe de consultar seu médico.
Obesidade
De acordo com as Diretrizes Dietéticas de 2005 do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, a obesidade aumenta o risco de doenças crônicas tais como doença cardíaca coronária, acidente vascular cerebral, hipertensão e diabetes. Para manter um peso saudável, você precisa equilibrar as calorias que você come com as calorias que você queima, e você pode evitar o ganho de peso gradual, diminuindo suas calorias. Uma dieta rica em fibras pode ajudá-lo a controlar seu peso porque a fibra retarda a digestão para que você fique com menos fome para a próxima refeição.
Uma desnutrição rica em fibra pode reduzir o risco para certos distúrbios gastrointestinais. A HSPH afirma que a fibra dietética pode ajudar a prevenir a prisão de ventre, que é uma queixa comum nos EUA. A fibra age como um laxante ao aumentar o seu volume de fezes e torná-lo mais macio. Se você obter fibras suficientes, você também pode reduzir o risco de desenvolver hemorróidas e doença diverticular em seu intestino grosso. Muitos fatores além da ingestão de fibras contribuem para a saúde intestinal, por isso você deve conversar com seu médico se tiver alguma preocupação.
Recomendações
Se você está tentando obter uma dieta rica em fibras, você deve estar ciente da recomendações para ingestão de fibra. A HSPH recomenda um mínimo de 20 g por dia. Quando você aumenta a ingestão de fibras, também aumenta a ingestão de água para evitar a constipação. Além disso, lembre-se de aumentar sua ingestão de fibras apenas gradualmente para reduzir possíveis efeitos, como cólicas, inchaço ou diarréia. Além disso, converse com seu médico antes de fazer mudanças significativas na dieta.