Enquanto você deve limitar o seu total de carboidratos ao usar uma dieta cetogênica, certos carboidratos são permitidos. A maioria de seus carboidratos deve vir de fontes fibrosas, como legumes, que não contam para sua contagem total de carboidratos. Limite seus carboidratos não-fibrosos a não mais do que cinco por cento de sua ingestão calórica diária total. Certas exceções a essa regra existem. Consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer plano alimentar.
Carboidratos fibrosos
A fibra alimentar conta como um carboidrato, mas seu corpo tem dificuldade em decompô-lo em glicogênio ou açúcar. Consumir fibra alimentar não tem efeito sobre a sua capacidade de permanecer em cetose, e assim você não precisa se preocupar com isso afetando sua dieta de forma negativa. Os vegetais são a fonte mais comum de fibra alimentar e devem ser consumidos regularmente, tanto para fibras como vitaminas e minerais. Vegetais verdes folhosos são escolhas sólidas para a maioria dos planos alimentares.
Carboidratos não fibrosos
Açúcares simples, muitos grãos, lactose e frutose são todos carboidratos que devem ser evitados, frutose em particular. A frutose é metabolizada principalmente pelo fígado, e quanto mais tempo o fígado queima, mais tempo você ficará sem cetose. O leite contém lactose, ou açúcar do leite, e não é permitido, nem são cereais ou amidos. Se você está consumindo uma dieta de 2000 kcal /dia, sua ingestão total de carboidratos não-fibrosos não deve exceder 100 calorias.
Quando você faz dieta, o momento da ingestão de carboidratos pode ser crítico. Se você está se exercitando intensamente, está esgotando o glicogênio muscular. Após um treino, este é o momento ideal para consumir um carboidrato de digestão rápida. Isso não significa que você consuma quilos de junk food, mas a digestão rápida de açúcares imediatamente após um treino ajudará a restaurar o glicogênio muscular exaurido sem afetar muito o seu estado cetogênico. Suplementar com dextrose ou maltodextrina funciona bem para conseguir isso, e pode ajudar a melhorar o desempenho do exercício. Se você exceder a ingestão de carboidratos, você precisa esgotar seus níveis de glicogênio para reentrar cetose. Isso significa exercício e não simplesmente andar na esteira. Intenso treinamento de resistência ou intensa atividade aeróbica para esgotar tanto o glicogênio sangüíneo quanto muscular, o ajudará a atingir a cetose muito mais rápido do que apenas esperar pelo melhor. Quanto mais açúcar você consome, mais difícil é voltar à cetose e quanto mais tempo você leva. Enquanto qualquer compulsão alimentar é ruim, uma compulsão por carboidratos em uma dieta cetogênica pode ser desastrosa, e deve ser evitada se você quiser ter sucesso.
, , ] ]