A dieta é uma parte importante do manejo da diverticulite ou da colite. Na doença diverticular, pequenas bolsas ou bolsas se formam na parede do cólon; quando essas bolsas ficam inflamadas, a condição é chamada de diverticulite. A colite é uma inflamação do intestino grosso; isso pode ser causado por doença intestinal irritável, uma doença inflamatória intestinal, como Crohn, ou infecções. Quando você tem alguma dessas condições, você tem que fazer algumas mudanças em sua dieta durante os surtos para ajudar na sua recuperação.
Primeiro Estágio - Dieta Líquida Clara
Sintomas que podem ocorrer com ambos condições incluem febre, dor abdominal e diarréia. Durante esta fase da doença, o seu médico pode iniciar vários medicamentos, como antibióticos e colocá-lo em uma dieta líquida clara também. Uma dieta líquida clara permite que seu intestino descanse e lhe dá uma chance de se curar. Alguns alimentos que são aceitáveis durante uma dieta líquida clara incluem o caldo, sucos claros como uva, maçã e oxicoco, picolés e água ou pedaços de gelo. Você deve permanecer nessa dieta por 2 a 3 dias antes de avançar para alimentos mais sólidos.
Segundo Estágio - Alimentos com Baixo Teor de Fibras
À medida que sua condição começar a melhorar, seu médico fará avançar sua dieta para incluir alimentos com baixo teor de fibra. Uma dieta com baixo teor de fibra ainda dá ao seu trato gastrointestinal a oportunidade de curar enquanto aumenta os nutrientes que você consome. Os alimentos que podem fazer parte desta dieta incluem frutas enlatadas ou cozidas, ovos, produtos lácteos, carne macia cozida, macarrão e arroz branco. Você deve adicionar alimentos com fibras à sua dieta gradualmente, à medida que os sintomas melhoram - com a orientação de seu médico.
Terceira Etapa - Dieta com Alta Fibra
Se você tem doença ou colite diverticular, geralmente deve Estar em uma dieta rica em fibras quando você não está tendo um surto, de acordo com a Universidade da Califórnia San Francisco Medical Center. A fibra pode amolecer as fezes, eliminar toxinas e diminuir a pressão no intestino, o que pode impedir crises. Tanto a fibra insolúvel, que é encontrada em grãos integrais e fibras solúveis, que é encontrada em vegetais e frutas são saudáveis para você. Alimentos que contêm grandes quantidades de fibra incluem feijão, arroz integral, farelo de trigo, pão de trigo integral, macarrão de trigo integral e arroz, frutas e brócolis. Você deve adicionar a fibra em sua dieta lentamente porque você pode experimentar constipação ou gases e inchaço; você também tem que beber muita água para prevenir a constipação.
Dietas »Considerações dietéticas para a doença diverticular De acordo com o Ohio State University Medical Center, pessoas com doença diverticular devem evitar certas formas de fibra como nozes, milho, pipoca e certas frutas como bagas. Jackson Siegelbaum Gastroenterology, no entanto, observa que esses alimentos são boas fontes de fibras e devem ser incluídos nas dietas dos pacientes com diverticulose. Você deve discutir a inclusão desses alimentos em sua própria dieta com seu médico.
Considerações sobre dieta para a colite
A colite pode ser causada por várias condições diferentes e cada condição pode exigir uma consideração adicional ao planejar uma dieta. Pessoas com doença inflamatória intestinal e síndrome do intestino irritável podem ter que monitorar a quantidade de fibra que consomem, pois pode causar gases e inchaço. Uma vez que a fibra é importante para a saúde gastrointestinal e deve ser uma parte significativa da dieta de estágio três, você deve falar com seu médico sobre seu nível de ingestão de fibras de acordo com sua doença. Você também pode precisar de alguma suplementação se estiver em risco de desnutrição; seu médico também pode ajudar com isso.