casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Quais alimentos são bons para a função renal?

Uma dieta balanceada que contém muitos nutrientes é importante para todos. No entanto, pessoas com função renal diminuída precisam prestar atenção especial às suas dietas. Alguns alimentos são melhores para pessoas com doença renal do que outros. Fazer boas escolhas alimentares pode reduzir a carga de trabalho nos rins e prevenir a progressão da doença renal.

Proteína

Demasiada proteína aumenta a tensão nos rins porque a quebra de proteínas resulta em um acúmulo de uréia na corrente sanguínea . Comer alimentos que são mais baixos em proteínas pode ajudar a diminuir os níveis de uréia e melhorar a forma como os pacientes se sentem. Substitua alimentos ricos em proteínas, como carne, ovos e produtos lácteos com opções de baixa proteína, como grãos e legumes. Carboidratos Os carboidratos devem compor a maior parte da dieta de um paciente renal. Enquanto muitas pessoas seguem dietas com baixo teor de carboidratos para perder peso, os carboidratos fornecem energia que o corpo precisa para funcionar adequadamente. Pessoas com doença renal ou dano renal precisam manter seus níveis de energia com carboidratos simples e complexos. Os carboidratos complexos incluem pães integrais, arroz integral e alguns vegetais. Carboidratos bons e simples são encontrados nas frutas. Evite produtos que contenham açúcar refinado, como bolos, tortas, biscoitos, doces e doces.

Sódio

Monitorar a ingestão de sódio é muito importante para pessoas com disfunção renal. Quando os rins não funcionam bem, o sódio não é excretado adequadamente na urina. Isso leva a retenção de líquidos e inchaço. Evite alimentos ricos em sódio, incluindo batatas fritas, bacon, carnes frias, queijo, vegetais enlatados, sopas enlatadas, jantares congelados, cubos de caldo de carne e sal de mesa. Especiarias e ervas que não contêm sódio podem ser usadas para dar sabor aos alimentos sem aumentar a ingestão de sódio.

Fósforo

O fósforo é um mineral que é necessário para os dentes, ossos, músculos e nervos saudáveis. No entanto, um declínio na função renal torna difícil para o corpo equilibrar os níveis de cálcio e fósforo no sangue. Quando os níveis de fósforo são altos, os níveis de cálcio diminuem, levando o corpo a sugar o cálcio dos ossos. Isso pode levar a ossos frágeis e dor nos ossos e articulações. Evite alimentos ricos em fósforo, como queijo, sardinha, refrigerantes à base de cola e manteiga de amendoim. Substitua-os por alimentos com menos fósforo, como brócolis, refrigerantes sem cola, sorvete e abobrinha.

Potássio

Os rins que funcionam normalmente mantêm o nível de potássio no corpo em um nível normal. Quando os rins não funcionam adequadamente, os níveis de potássio podem aumentar e causar batimentos cardíacos irregulares e outras condições médicas graves. Evite bananas, brócolis, chocolate, tomate, melão, ameixas e cogumelos, pois eles contêm altos níveis de potium assium. Alternativas de baixo teor de potássio incluem maçãs, melancia, peras, pepinos, uvas, cranberries, cerejas e cenouras.