casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O índice glicêmico para frutas

De baixo teor de gordura, mas rica em nutrientes como potássio, fibra e vitamina C, as frutas são um dos pilares de uma dieta saudável. O Departamento de Agricultura dos EUA recomenda que os adultos consumam entre 1 ½ e 2 xícaras de frutas por dia, seja fresco, enlatado, congelado ou seco. Muitas frutas também são de baixo índice glicêmico, uma propriedade que pode adicionar aos seus já numerosos benefícios à saúde.

Quase todas as frutas, com exceção do abacate e azeitonas, são alimentos ricos em carboidratos. O índice glicêmico, ou IG, é um ranking de 0 a 100 usado para descrever a taxa na qual diferentes alimentos contendo carboidratos, como frutas, aumentam a glicose no sangue depois de serem ingeridos. Alimentos com baixo IG causam um aumento lento e gradual da glicemia; alimentos com alto IG se quebram rapidamente, causando um pico súbito de glicose no sangue. Uma dieta baseada em alimentos com baixo IG pode ser benéfica para a saúde, particularmente para aqueles que lutam com controle de peso ou controle do diabetes.

Considerações

Enquanto o GI parece ser um sistema de classificação relativamente simples, uma variedade de fatores influencia índice glicêmico. No caso da fruta, a maturação pode desempenhar um papel importante. O fruto de Riper tende a conter mais açúcar do que fruta menos madura. Isso aumenta seu impacto glicêmico, diz a Harvard School of Public Health. Por exemplo, uma banana levemente pouco madura tem um baixo IG comparado com o moderado GI de um muito maduro. Outra consideração é a quantidade de alimentos. Embora a melancia tenha um alto índice glicêmico, ela na verdade tem um impacto glicêmico limitado porque a fruta contém apenas uma pequena quantidade de carboidratos por porção.

Baixo IG

Os frutos de baixo índice glicêmico têm uma classificação de 0 a 55. A maioria das frutas cultivadas em climas temperados é de baixo IG. Estes incluem maçãs, todos os tipos de bagas, cerejas, kiwis, uvas, pêras, pêssegos e ameixas. Frutas cítricas, como limões, limões e laranjas, também são frutos com baixo IG. Damascos secos, maçãs e ameixas secas são frutos com baixo IG. Conservas de frutas embaladas em sucos e 100% de sucos de frutas, como maçã, toranja e laranja, também têm baixo IG.

GI moderado

Os frutos de tamanho médio têm um impacto glicêmico moderado, com uma classificação entre 56 e 69 Frutas tropicais como abacaxi, manga e mamão são de tamanho médio. Damascos frescos e melão são médios, assim como passas e figos secos. Também entre a lista de frutas com IG médio estão aquelas em conserva em calda, como coquetel de frutas, pêssegos ou damascos.

Muito poucas frutas têm alto índice glicêmico, definido como maior que 70. Melancia e as datas são frutas com alto índice glicêmico, mas deve-se notar que as pontuações do IG variam de baixas a altas, dependendo da variedade da data. Isso novamente evidencia as deficiências potenciais do uso do IG como um fator importante na seleção de frutas. , , ] ]