casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Gladiador romano Diet

Gladiadores romanos têm sido glamourizados por Hollywood, videogames e histórias infantis como lutadores quase sobrenaturalmente habilidosos que poderiam servir como modelos de traje de banho entre os ataques de arena. Quando você ouve falar de uma dieta de gladiadores, pode fantasiar que comer como os gladiadores antigos transformou você em um cruzamento entre um fisiculturista e o tipo de herói de filmes de ação que pode defender as vítimas inocentes de traficantes armados. A realidade, é claro, não é nem de longe tão fascinante quanto a fantasia.

Contexto histórico

Informações sobre gladiadores romanos descendem dos escritores latinos Suetônio, Plínio e Galeno; retratos de gladiadores na arte antiga; e evidências arqueológicas. Gladiadores eram normalmente escravos, prisioneiros de guerra, criminosos condenados ou os desesperadamente pobres que estavam dispostos a arriscar a morte por comida. Eles receberam comida, tratamento médico e treinamento para que pudessem fazer um espetáculo melhor. A pequena minoria de gladiadores que sobreviveram a um ano inteiro de combates de gladiadores ganhou melhor tratamento e privilégios extras.

O que os gladiadores comeram: Evidências arqueológicas

As escavações de uma sepultura de gladiadores em massa perto de Éfeso permitiram a reconstrução científica das dietas de um grupo de gladiadores por exame de ossos, de acordo com Andrew Curry em uma edição de 2008 da "Arqueologia". A análise óssea confirma que os gladiadores consumiam principalmente dietas vegetarianas e que, apesar de suas tentativas de suplementar o cálcio com ossos queimados no solo, frequentemente mostravam sinais de privação de cálcio.

Gladiatoriais: Evidências textuais - evidências arqueológicas corroboram os antigos relatos literários que se referem a gladiadores pelo termo "hordearii" (latim para "comedores de cevada"). Como a cevada era usada principalmente como alimento para animais nesse período, isso sugere que o alimento mais barato disponível era servido aos gladiadores comuns. Feijões e cevada formaram alimentos básicos, provavelmente suplementados por outros grãos, frutas, legumes, azeite e garum - um molho de peixe comumente usado. Referências de Plínio e Galeno a dietas hipercalóricas que permitiram aos gladiadores ganhar peso, contrariamente a uma teoria popular, não sugerem que os gladiadores tenham um desempenho melhor se forem obesos. Em vez disso, devido à escravização, ao cativeiro ou à pobreza extrema, os novos gladiadores provavelmente seriam significativamente desnutridos e precisariam ganhar peso por razões básicas de saúde. Arte antiga retrata gladiadores como peso médio e distintamente muscular.

Dieta moderna de Gladiador de Larrian Gillespie

O livro do urólogo Dr. Larrian Gillespie, "A dieta de Gladiador", é um livro de dieta para homens ao longo de linhas semelhantes. "The Menopause Diet", um livro para mulheres, também escrito por Gillespie. Alega que a impotência masculina pode ser remediada pela perda de gordura abdominal e inclui instruções detalhadas sobre dieta e condicionamento físico. Originalmente publicado em 2001, está fora de catálogo. Como disfunção erétil pode significar problemas de saúde subjacentes, consulte um médico, em vez de iniciar um curso de auto-tratamento.

Gladiator Fitness Diet

As 12 regras alimentares e os planos nutricionais recomendados pelo site Gladiator Fitness parecem ser dietas bem balanceadas, enfatizando refeições regulares de carboidratos complexos e proteínas magras combinadas com exercícios intensivos. Antes de iniciar um programa rigoroso desse tipo, consulte seu médico.