Bactérias podem contaminar vegetais crus de várias maneiras, de acordo com a US Food e administração de medicamentos. Vegetais cultivados em áreas onde o solo ou a água entra em contato com bactérias nocivas podem ficar contaminados. Outras formas de contaminação incluem manuseio inadequado durante o processo de colheita ou armazenamento. Vegetais crus que encontram bactérias em um restaurante ou na cozinha da casa também podem deixá-lo doente. Exemplos incluem cortar ou colocar vegetais crus em uma tábua de cortar não-higienizada, preparar vegetais crus com mãos não lavadas ou usar a mesma faca para cortar carne crua e legumes.
E. A bactéria Coli, cientificamente denominada Escherichia coli, vive no trato intestinal de humanos e animais. A cepa mais letal, E. coli O157: H4, muitas vezes vem das fezes de vacas, ovelhas e cabras, de acordo com a FDA. Espinafre, tomate, broto de feijão, melão e alface são alguns dos produtos envolvidos em surtos de E. coli e salmonela nos Estados Unidos. MayoClinic.com indica que outras bactérias comuns em vegetais crus que podem torná-lo doente incluem Shigella, lamblia Giardia, Listeria, Rotavirus e Noroviruses.
Sintomas
Se você consumir vegetais crus contaminados com bactérias, seus sintomas serão variam dependendo do tipo de bactéria. A listeria monocytogenes pode levar várias semanas até que os sintomas apareçam, enquanto a ingestão de alimentos contaminados com salmonela pode deixá-lo doente em questão de horas. Náuseas, vômitos, diarréia, sintomas semelhantes aos da gripe e diarréia com sangue podem ocorrer com a ingestão de vegetais carregados de bactérias. Enquanto a maioria das pessoas saudáveis se recupera de intoxicação alimentar, E. coli e listeria podem causar sérios problemas em alguns indivíduos, de acordo com o "Livro de Insetos Maus" da FDA.
Estratégias
Lave as mãos antes de manusear vegetais crus, e lave os legumes sob água corrente rapidamente antes de consumir. Use contadores separados e tábuas de corte para carnes, peixes, vegetais e produtos para evitar a contaminação cruzada. Examine o produto antes de comprar e escolha produtos que pareçam limpos e livres de perfurações ou arranhões. A FDA recomenda esfregar completamente vegetais com pele firme, como pepino, abobrinha e abóbora antes de descascar ou consumir. Use uma toalha de papel limpa para secar o produto recém lavado antes de cortar. Se possível, compre vegetais crus de um agricultor orgânico local.