casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Uma dieta para pacientes com tuberculose

A tuberculose, ou tuberculose, é uma doença infecciosa transmitida pelo ar que afeta os pulmões. A tuberculose é evitável através de uma dieta saudável que suporta um sistema imunológico forte. Uma dieta nutritiva também é importante para as pessoas com TB existente, porque a desnutrição é uma complicação comum da doença. A dieta mais saudável para a tuberculose é rica em alimentos ricos em nutrientes que são embalados com vitaminas essenciais, minerais e nutrientes.

Tuberculose

A tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. De acordo com MayoClinic.com, os sintomas da tuberculose incluem perda de peso inexplicável, fadiga, febre, suores noturnos, calafrios, perda de apetite, tosse, tosse com sangue e dor no peito. A desnutrição e um sistema imunológico fraco são fatores de risco para a tuberculose. Comer uma dieta saudável pode ajudar a prevenir e melhorar a desnutrição, fortalecer o sistema imunológico e prevenir a perda de peso não intencional causada pela tuberculose.

Prevenção

Uma dieta rica em frutas e vegetais para fortalecer o sistema imunológico e prevenir a tuberculose. aconselha MayoClinic.com. Outros alimentos embalados com nutrientes incluem grãos integrais, laticínios com baixo teor de gordura e proteínas magras. As vitaminas que são particularmente importantes para um sistema imunológico saudável incluem as vitaminas A, C, E e D. As vitaminas A, C e E são antioxidantes que protegem o corpo destruindo moléculas de oxigênio prejudiciais chamadas radicais livres. Os radicais livres são conhecidos por destruir células e tecidos e contribuir para doenças crônicas. De acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos, a vitamina D desempenha um papel na regulação do sistema imunológico. Indivíduos que são incapazes de consumir bastante vitaminas através de uma dieta saudável podem se beneficiar de tomar suplementos vitamínicos ou multivitamínicos.

Net Wellness, um serviço da Universidade de Cincinnati, diz que uma dieta equilibrada pode combater a tuberculose e prevenir as deficiências de proteínas e nutrientes que comumente ocorrem com a doença. Uma dieta nutritiva adere às diretrizes dietéticas federais e inclui 2 xícaras de frutas, 2 ½ xícaras de legumes, 3 oz. de grãos integrais, 3 xícaras de leite desnatado ou uma quantidade equivalente de produtos lácteos, como queijo ou iogurte, e proteínas magras como frango, carne moída magra, peixe, frutos do mar, soja, feijão, nozes e legumes. Gordura deve ser limitada a 20 a 35 por cento do total de calorias e menos de 300mg de colesterol e 2.300mg de sódio devem ser consumidos diariamente.

Álcool

Pessoas com tuberculose não devem consumir álcool porque pode danificar o fígado ao tomar medicamentos para a tuberculose como isoniazida, pirazinamida e rifampicina, diz a Academia Americana de Médicos de Família. O álcool também é baixo em nutrientes essenciais e tem poucos benefícios para a saúde.

Ervas e suplementos

De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, ervas e suplementos que têm sido usados ​​com TB incluem antioxidantes como N-acetil cisteína , ácido alfa-lipóico e resveratrol, probióticos, beta-sitosterol, chá verde, alho envelhecido, astrágalo e rhodiola. Indivíduos com tuberculose devem consultar um médico antes de tomar ervas ou suplementos porque muitos não foram cientificamente comprovados como seguros ou eficazes e não são regulados pela Food and Drug Administration.