A síndrome do ovário poliquístico, ou SOP, é um distúrbio que pode afetar mulheres de até 11 anos. Provavelmente, a SOPC é causada por um desequilíbrio hormonal, embora a causa exata não seja conhecida. Altos níveis de insulina estão associados a esse transtorno, tornando a dieta e o exercício uma parte essencial do manejo. Uma dieta saudável para SOP começa com o corte de alimentos específicos, como amidos e açúcares, enquanto se come mais vegetais, proteínas e cereais integrais.
O Ciclo PCOS
Os corpos das mulheres têm um equilíbrio de hormônios, incluindo estrogênio, testosterona e progesterona. Normalmente, a testosterona - que é considerada um hormônio masculino ou andrógeno - é bastante baixa em mulheres. No entanto, na PCOS, os níveis de andrógenos são mais altos do que o normal, causando desequilíbrios no estrogênio e na progesterona e perturbando a função ovariana normal. Quando os seus níveis hormonais são normais, os ovários desenvolvem sacos através dos quais um óvulo é liberado e enviado pelas trompas de falópio para o útero para a fertilização. Níveis mais altos de andrógenos podem levar à anovulação, onde o óvulo não é liberado e o saco se torna um cisto. Além disso, a progesterona não é produzida - sem a qual as mulheres não podem menstruar. Seu ciclo mensal pode se tornar irregular e doloroso.
SOP e Insulina
Se você tem SOP, é provável que você tenha altos níveis de insulina em sua corrente sanguínea. A SOP está associada ao excesso de insulina, que remove o açúcar do sangue e o fornece às células para uso energético. Com muita insulina, no entanto, suas células podem se tornar "resistentes", não permitindo que a insulina traga açúcar para dentro da célula. O açúcar permanece no seu sangue e mais insulina é liberada continuamente. Mais insulina também significa mais andrógenos, exacerbando o ciclo da SOP. Você pode experimentar o escurecimento da pele, acne, pêlos faciais e ganho de peso, bem como períodos irregulares ou infertilidade. Alimentos para evitar
Porque o açúcar aumenta a secreção de insulina, evitando amidos e açúcares é recomendado se você tem SOP e resistência à insulina. Batatas brancas e carboidratos simples, como açúcar, frutose, doces, biscoitos, doces, suco de frutas, refrigerantes e bebidas alcoólicas aumentam seus níveis de açúcar e insulina. Essencialmente, qualquer coisa que tenha sabor doce - mesmo adoçantes artificiais e estévia - pode agravar o seu ciclo de açúcar-insulina no sangue. Grãos integrais, como quinoa, arroz integral, cevada e trigo sarraceno são recomendados com moderação, enquanto você deve evitar pães brancos, produtos de milho e massas de farinha branca. Frutas fornecem vitaminas e minerais essenciais, mas são considerados açúcares. Comer proteínas, como amêndoas, com frutas vai minimizar o impacto sobre o açúcar no sangue.
Alimentos úteis
Embora cortar certos alimentos pode parecer difícil, alimentos bons para incluir são saborosos e podem ajudar alivie alguns dos seus sintomas. O Centro de Saúde da Mulher Jovem recomenda a inclusão de uma fonte de proteína, um grão inteiro rico em fibras e uma gordura insaturada em cada refeição e lanche. Excelentes fontes de proteína incluem feijão, frango, peixe, amêndoas, iogurte e hummus. Você pode comer arroz integral, macarrão de trigo integral, quinoa ou pão de trigo integral para sua escolha de grãos. Adicione abacates, azeite, nozes ou óleo de canola à sua cozinha ou menu para gorduras saudáveis. Legumes em uma variedade de cores também são uma adição bem-vinda à sua dieta.