Grãos e produtos de grãos
Os produtos de grãos variam muito na composição e na taxa de digestão, mas uma maneira simples de diferenciar neste grupo é entre grãos refinados e grãos integrais. Os grãos refinados foram altamente processados, o que remove muitos de seus nutrientes e grande parte de suas fibras. A quantidade de fibra dietética em um alimento afeta sua taxa de digestão porque retarda o movimento dos alimentos através do trato digestivo. Alimentos com mais fibra digerem mais lentamente. Estes incluem grãos integrais como arroz integral e pães e massas integrais. Pães brancos, arroz e massas, por outro lado, são carboidratos de digestão rápida.
Frutas, verduras e legumes
Frutas, verduras e feijões são fontes ricas de fibra dietética, o que significa que eles são carboidratos lentos . Embora a fruta contenha carboidratos simples como a frutose, cujo corpo digere e absorve muito rapidamente, a quantidade de fibra de fruta contém compensações desse componente. O feijão também é uma rica fonte de proteína, que digere mais lentamente que os carboidratos. Seus carboidratos e proteínas combinadas fazem deles uma fonte de carboidratos de digestão muito lenta.
Bolos, biscoitos e salgadinhos
Bolos, biscoitos e salgadinhos geralmente são feitos de grãos refinados, que são pobres em fibras e, portanto, digerir rapidamente. Eles também costumam adicionar açúcar, que o corpo digere rapidamente e fornece para a corrente sanguínea. Embora os salgadinhos, como as batatas fritas, sejam feitos de vegetais, são altamente processados, o que os torna facilmente digeríveis pelo organismo. As batatas também são uma exceção à regra vegetal, porque mesmo em toda a sua forma elas são digeridas rapidamente.
Leite, Queijo e Iogurte
Embora os produtos lácteos sejam freqüentemente incluídos no grupo de alimentos protéicos, e também contêm gorduras, elas são uma fonte de carboidratos. No entanto, não é tão fácil rotular esse grupo como "rápido" ou "lento". Os produtos lácteos, como a fruta, contêm um açúcar simples chamado lactose, que o corpo digere e absorve rapidamente. Mas eles não contêm fibra como a fruta. Os açúcares em produtos lácteos tendem a ter mais efeito sobre o açúcar no sangue do que aqueles da fruta. No entanto, os produtos lácteos são uma boa fonte de proteína, o que ajuda a retardar a digestão. Ao escolher produtos lácteos, evite aqueles com adição de açúcares, o que os torna uma fonte menos nutritiva de carboidratos.