O mucoso é um componente necessário no corpo, pois mantém os revestimentos internos do corpo úmidos. O muco também é produzido em resposta ao que o corpo sente ser um invasor tóxico, como partículas de poeira ou até certos alimentos. O muco também se forma em resposta a substâncias irritantes, e há alguns alimentos que irritam o corpo, produzindo muco não saudável, que é espesso, turvo e pegajoso.
Produtos Lácteos
Os produtos lácteos são conhecidos como os mais mucosos. produzindo comida existe. Segundo a Dra. Ingrid Pincott, um naturopata, leite e produtos lácteos aumentam a produção de muco, o que aumenta a taxa de doenças respiratórias e congestão. Os produtos lácteos também são altamente alergênicos, e podem causar desconforto intestinal e diarreia, bem como fezes que contêm muco espesso. Produtos contendo glúten - em um trecho do livro "Dieta norte-americana", É explicado que os alimentos que contêm glúten, como qualquer coisa com centeio, trigo, aveia ou cevada, são alimentos que produzem muco. O glúten é uma substância "semelhante à cola" que mantém as moléculas juntas e requer a produção de ácido estomacal extra para a digestão. Alimentos que contêm glutens são pães, massas, assados e cereais. O glúten, na forma de farinha, também é encontrado em sopas, molhos e até mesmo injetado em algumas carnes.
Carnes
As carnes são uma outra classe de alimentos formadores de muco. De acordo com Janis M. Betz, R.N. Em um artigo intitulado "Colón e Saúde Digestiva" em healthyjourney.org, a carne produz muco devido ao fato de que é difícil de digerir. Seu corpo precisa criar muco pegajoso para ajudar a digerir as proteínas fortemente ligadas na carne, que são diferentes das proteínas vegetais.