As dietas renais são variadas dependendo do tipo e estágio da doença renal. As dietas são individualizadas e geralmente são mais baixas, embora às vezes mais altas, em sódio, potássio, fósforo, fluido, proteína e energia. As condições renais que exigem uma dieta modificada podem incluir doença renal aguda ou crônica, cálculos renais, nefropatia diabética, peritoneal ou hemodiálise.
Frequentemente, as dietas renais são mais pobres em sal. Para melhorar o sabor dos alimentos sem adicionar sal, experimente ervas e especiarias sem sal, limão, vinagre e tempero sem sal versus substitutos de sal. No entanto, os substitutos sem sal também podem ser ricos em potássio, que é controlado para certas dietas renais. Escolha alimentos frescos ou congelados com mais frequência e verifique sempre o teor de sódio nos rótulos dos alimentos embalados. Uma porcentagem de valor diário de 5% ou menos é baixa, e uma porcentagem de 20 ou mais valor é considerada alta em sódio.
Potássio, fósforo e fluidos
Alguns nutrientes são restritos em uma dieta renal, como o potássio. Alimentos com alto teor de potássio incluem muitas frutas, vegetais e produtos integrais. Um nutricionista registrado pode fornecer listas detalhando as opções de potássio alto e baixo, e quantas de cada escolha podem ser consumidas diariamente.
Muitos pacientes são instruídos a reduzir os níveis de fósforo. Os alimentos mais ricos em fósforo incluem grãos integrais, laticínios, legumes, moluscos, farelo, chocolate, refrigerantes e cerveja. Verifique com um nutricionista para ver se esses alimentos podem ser consumidos em quantidades limitadas.
Para consumir quantidades menores de líquidos durante a refeição, use xícaras menores para bebidas, lanche em cubos de gelo versus água potável e meça as licenças de líquidos em um jarro no início do dia. Uma vez que os líquidos são consumidos, esvaziar a mesma quantidade do jarro para garantir as restrições de fluidos são mantidos no lugar.
Cookbooks Renal
Cookbooks renais especializados são uma ótima maneira de aumentar a variedade de menu e dieta. "Food Power, um livro de nutrição para crianças com doença renal" por Charlotte Stall, uma nutricionista registrada, apresenta receitas amigáveis para crianças com análise de nutrientes. Ele também tem respostas para questões de nutrição infantil, como cozinhar para comedores exigentes e o que é para atender crianças com excesso de peso. Outro livro de receitas renais é "Livro de receitas de Menus de Menus - Estilo Menu para Pacientes Renais" pela National Kidney Foundation of North Texas. Este livro de receitas tem uma variedade de receitas e três semanas de menus de amostra. Outro livro de receitas especificamente para dietas renais é "The Renal Gourmet". Escrito por Mardy Peters, um paciente renal, inclui mais de 200 receitas sem sal com ervas, especiarias e vinagres.