A publicação "Dietary Guidelines for Americans, 2010" incentiva todos a comerem menos sal e visam menos de 2.300 miligramas de sódio por dia para reduzir a pressão arterial e o risco de doenças cardíacas. Os alimentos integrais não processados são os mais baixos em sódio, enquanto os alimentos embalados são muito mais altos. Para comer uma dieta com pouco sal, escolha a maioria dos alimentos do perímetro da mercearia, onde são encontrados alimentos integrais, e limite a compra de mais alimentos processados que se alinham nos corredores da mercearia.
Frutas e legumes frescos são boas escolhas para quem tenta reduzir o sal em sua dieta. Não só eles são naturalmente baixos em sódio, mas eles também são ricos em potássio, o que pode ajudar a diminuir os efeitos do sódio na pressão arterial. Frutas congeladas e vegetais congelados sem molhos ou sal adicionado também são boas escolhas e muitas vezes tão nutritivas quanto frescas. Além disso, os vegetais enlatados podem fazer parte de uma dieta saudável, desde que você escolha aqueles rotulados como nenhum sal adicionado.
Carnes Cook Yourself
Carnes, aves e peixes são naturalmente pobres em sódio e geralmente boas escolhas para uma dieta com baixo teor de sal. Sempre verifique o rótulo, porque algumas carnes cruas têm uma mistura de caldo à base de sódio para melhorar o sabor, a umidade e a textura. Quando cozinhar carnes, certifique-se de usar temperos como ervas, alho ou cebola - em vez de sal - para dar sabor. Enquanto carne, aves ou peixe que você mesmo cozinha é baixo em sódio, carnes preparadas como frango assado e a maioria das carnes frias e peixes enlatados como atum ou salmão podem ser muito mais ricos em sal. Verifique os rótulos dos alimentos em qualquer carne ou peixe enlatados ou embalados, ou peça por carnes com baixo teor de sódio.
Cuidado com o queijo
Alimentos lácteos integrais como leite e iogurte são boas opções de baixo teor de sódio. A maioria dos queijos, no entanto, adicionou sal e pode variar de moderada a alta em sódio. Queijos duros como cheddar ou suíço geralmente têm menos sal. Queijos processados, como queijo americano e queijos moles, como requeijão ou pasta de queijo, são geralmente mais ricos em sal.
Leia os rótulos dos alimentos -
Ao comprar qualquer alimento embalado, leia o rótulo para adicionar sal ou sódio. Evite alimentos que listem sal perto do topo da lista de ingredientes, e tente escolher alimentos com menos de 100 miligramas de sódio por porção. A maioria das pessoas ingere quantidades excessivas de sódio a partir de alimentos embalados, como bolachas, salgadinhos, biscoitos, pipocas e até misturas para assar, juntamente com alguns pães, biscoitos e bolos embalados. Picles e legumes em conserva, como chucrute e azeitonas, também são muito ricos em sal e devem ser limitados a uma dieta pobre em sal. A maioria dos molhos para salada e temperos como soja ou molho Worcestershire contêm quantidades elevadas de sódio, portanto, use óleo e vinagre para fazer seu próprio molho e misturas de ervas frescas ou secas para temperar os alimentos.