Cornbread com manteiga regada em cima é um tratamento clássico americano, mas você pode hesitar em comê-lo se você está preocupado com o seu teor de glúten. Embora a maioria dos americanos consuma alimentos contendo glúten todos os dias, sem problemas, alguns sofrem efeitos colaterais, incluindo inchaço e irritação do intestino delgado. A doença celíaca é um distúrbio auto-imune que o deixa doente sempre que você come glúten. Os sintomas da doença celíaca incluem perda de peso, dor e letargia.
Fundamentos
Glutens são proteínas contidas em alimentos de trigo, cevada e centeio. Arroz e milho são grãos que são naturalmente isentos de glúten. O milho contém alguns aminoácidos ou blocos de construção de proteínas, mas não tem os mesmos que causam problemas digestivos em alguns seres humanos. Glutens no trigo fornecem a elasticidade que ajuda a formar o pão e dá uma mastigação satisfatória à massa de pizza. A farinha de milho não tem a qualidade de cola da farinha de trigo, então você normalmente adiciona um aglutinante como ovos à massa de farinha de milho para mantê-la intacta ao assar.
Usos
A farinha de milho funciona bem um substituto para a farinha de trigo e proporciona uma textura agradável e levemente áspera para pães e bolos. Se você quer apenas reduzir a quantidade de glúten em seus pães, panquecas ou tortilhas, pode misturar farinha de milho com farinha de trigo para obter um produto que se mantenha bem, mas também tenha um sabor distinto de milho. Você pode usar a farinha de milho como espessante em ensopados e sopas, mas esteja ciente de que ela transmitirá seu perfil de sabor aos seus alimentos.
Características
Farinha de milho e farinhas de milho eram essenciais nas culturas nativas americanas antes dos europeus adotou como uma cultura. O milho também teve seus problemas de relações públicas quando os europeus que dependiam do milho como insumo desenvolveram a pelagra. Agora entendida como o resultado de um processamento incompleto do grão de milho, a pelagra resulta da deficiência de niacina, e os sintomas incluem insônia, agressão e intolerância à luz solar. Os nativos americanos no México encharcaram o milho em água de cal, um processo que liberou a niacina e a tornou disponível para absorção. Ao comprar produtos de milho, verifique as informações de embalagem para garantir que os únicos amidos ou farinha usados sejam de milho, e não misturas de grãos diferentes.
Considerações
Seguir uma dieta sem glúten é obrigatório para as pessoas diagnosticadas com uma desordem ou sensibilidade existente, mas você pode optar por evitar o glúten por outras razões. Os pães, massas e massas que contêm glúten também podem ser densos em calorias, reduzindo assim o consumo desses alimentos pode ajudar os esforços de perda de peso. A simples substituição de bolos contendo glúten por aqueles sem glúten não ajuda nos esforços de perda de peso. Muitos alimentos que contêm glúten são enriquecidos com vitaminas e minerais. Ao eliminar todo o glúten de sua dieta, você também pode inadvertidamente abaixar nutrientes importantes como o folato em sua ingestão diária, então converse com seu médico ou nutricionista antes de iniciar uma dieta totalmente livre de glúten.