Se você sofre de intolerância ao glúten ou doença celíaca, mesmo traços de glúten podem causar problemas digestivos. O glúten é uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio. Embora fontes óbvias de glúten, como pão e massa, possam ser evitadas, fontes menos óbvias, como aditivos alimentares, fazem com que comer seja completamente livre de glúten. O vinagre é um ingrediente que pode confundi-lo se você sofre de intolerância ao glúten. O processo pelo qual o vinagre é processado e o que é usado como sua base determina se é ou não seguro para sua dieta sem glúten.
Intolerância ao glúten
A doença celíaca é uma condição auto-imune séria na qual consumir qualquer Um pouco de glúten pode fazer com que o corpo ataque as vilosidades que revestem o intestino delgado e permite a absorção de nutrientes e o processamento de alimentos. Como estas vilosidades são danificadas, você pode sofrer desnutrição e, eventualmente, sucumbir ao câncer, osteoporose ou outras condições autoimunes. Mesmo se você é intolerante ao glúten sem um diagnóstico oficial da doença celíaca, você pode sentir desconforto gastrointestinal grave depois de comer o glúten.
Vinagre
O vinagre é feito por fermentar um ingrediente e destilar o álcool resultante. Existem muitos tipos de vinagre, a maioria dos quais não contém trigo. Estes incluem cidra de maçã, balsâmico, vinho de arroz, lavanda, laranja e xerez. O vinagre branco destilado nos Estados Unidos é feito de milho, não de trigo, como alguns pacientes celíacos acreditam erroneamente. Destilação também garante que o vinagre não tem glúten porque o processo filtra grandes moléculas de proteína, incluindo o glúten.
Exceções
De acordo com a vida livre de glúten, o vinagre de malte não é destilado e é feito de "uma infusão de malte de cevada ou cereais ", que contêm glúten. Você deve evitar o vinagre de malte ou qualquer alimento que o contenha. Além disso, alguns vinagres têm aromatizantes ou outros ingredientes adicionados após a destilação, por isso não deixe de verificar o rótulo do ingrediente para qualquer glúten adicionado.
Preocupações prolongadas
Alguns dieters rigorosos sem glúten ainda evitam que o vinagre seja seguro , apesar das garantias das principais organizações de saúde, como a American Dietetic Association e o Centro de Doença Celíaca da Universidade de Chicago. Esses dieters cautelosos temem que algo possa dar errado durante o processo de destilação e que as moléculas de glúten ainda possam passar despercebidas. Alguns pacientes celíacos relatam reações ao vinagre branco destilado, mas é impossível dizer se o vinagre ou outro item alimentar foi a fonte da reação. Por fim, não há garantia de 100% de que o trigo não seja usado como produto de fermentação original, portanto, alguns celíacos jogam com segurança e evitam todos os produtos contendo vinagre e vinagre.