casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Comer glúten durante a gravidez

O glúten é um tipo de composto proteico encontrado em produtos de cevada, trigo e centeio. O glúten é geralmente inofensivo e é uma parte benéfica do grupo de alimentos de grãos. No entanto, se você tem algum tipo de intolerância ao glúten ou alergia, você pode experimentar uma grande variedade de desconforto quando você come glúten. Você pode querer abster-se de comer glúten se não for alérgico ao glúten, especialmente quando estiver grávida.

Glúten

O glúten está em muitos alimentos, como cereais e pães. Outros exemplos incluem sêmola, macarrão, malte de arroz, cevada germinada, trigo bulgur, molho teriyaki, molhos, charcutaria, carnes frias, sopas, noz de trigo e wheatgrass. Como muitas coisas que contêm glúten são ingredientes de outros produtos, pode ser difícil encontrar alimentos que sejam totalmente isentos de glúten. O glúten também é encontrado em produtos como vitaminas, medicamentos, condimentos artificiais, condimentos, batons e alguns cremes dentais. Muitas lojas estão começando a ter áreas designadas onde vendem produtos estritamente livres de glúten. Quando você está grávida, é importante comer alimentos saudáveis ​​do grupo de grãos, laticínios, vegetais, frutas e proteínas para ter certeza de obter nutrientes suficientes, como cálcio e ácido fólico, para uma gravidez saudável. Se você é intolerante ao glúten, você precisa evitar alimentos que contenham glúten e pode precisar de um suplemento nutricional sem glúten para ferro, folato, vitamina B, selênio e magnésio. Converse com seu médico sobre a necessidade de suplementação. Pode ser difícil diagnosticar a intolerância ao glúten porque pode mascarar os sintomas de outras condições de saúde. Sintomas comuns incluem fadiga, perda de peso, dores nos ossos e articulações, formigamento nas pernas, dores de cabeça, depressão, inchaço, gases, constipação, diarréia e vômitos. Se você teve esses sintomas antes de engravidar, eles podem estar relacionados à intolerância ao glúten ou à doença celíaca. Discuta esses sintomas com seu médico para que ele possa recomendar a melhor dieta ou plano de ação para sua gravidez. Sintomas de intolerância ao glúten combinados com enjôo matinal podem causar perda de peso e podem complicar o primeiro trimestre da gravidez.

Complicações

Uma pequena intolerância ao glúten pode causar desconforto gastrointestinal quando você consome certos alimentos ou usa certos produtos. Com o tempo, o glúten pode quebrar o revestimento do intestino delgado, fazendo com que ele se torne severamente inflamado e danificado. Como resultado, seu intestino é incapaz de absorver os nutrientes que você ingere. Com a doença celíaca, você pode experimentar intolerância grave a alimentos que contenham glúten; o resultado pode ser a desnutrição, que é perigosa durante a gravidez e pode afetar negativamente o crescimento e o desenvolvimento do feto. A Fundação Nacional para a Consciência Celíaca explica que seguir uma dieta sem glúten durante a gravidez, especialmente se você é intolerante, pode levar ao trabalho de parto prematuro, recém-nascido com baixo peso ao nascer, anemia e possível morte fetal. ter sido diagnosticado com intolerância ao glúten ou se você optar por não incluir produtos de glúten em sua dieta enquanto estiver grávida, você pode substituí-lo de outros grupos de alimentos. É importante obter fibra, cálcio e ferro de tantos alimentos naturais quanto possível, como iogurte desnatado, queijo, carne fresca, frutas e vegetais orgânicos e arroz. Você também pode comer refeições que incluem ingredientes sem glúten, como biscoitos, massas e pão. Certifique-se de ficar dentro da faixa de calorias que seu obstetra recomenda para manter um peso saudável durante toda a gravidez.