Uma dieta sem glúten elimina todos os alimentos que contenham trigo, cevada e centeio. O glúten é uma proteína encontrada nesses alimentos que causa uma resposta auto-imune em pessoas com doença celíaca. A única maneira de prevenir a doença celíaca de causar sintomas como desconforto digestivo, erupções cutâneas e fraqueza, ou de se desenvolver em outras condições auto-imunes, osteoporose ou câncer, é seguir uma dieta 100% livre de glúten. Se você está seguindo uma dieta sem glúten, mas experimentando uma energia e fadiga sem brilho, considere a estrutura do seu plano e assegure-se de que ainda está recebendo uma nutrição adequada.
Uma dieta sem glúten exclui produtos feitos tradicionalmente pães, massas, biscoitos, pizzas e alimentos derivados do trigo, como molho de soja e cerveja. Muitos alimentos processados, incluindo congelados, condimentos e molhos, sopas enlatadas, cereais e lanchonetes, também incluem derivados de trigo ou cevada. Se esses alimentos são básicos da sua dieta, você pode sentir que um plano sem glúten deixa opções limitadas. Uma dieta sem glúten deve melhorar sua saúde e não deixá-lo sentindo-se letárgico e desprovido de energia. Se você é novo em um plano sem glúten, pode ficar confuso para o que você pode comer. Como resultado, você pode estar inadvertidamente limitando sua ingestão de nutrientes que fornecem energia ao seu corpo. Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo. Enquanto trigo, cevada e centeio são fontes de carboidratos, eles não são as únicas fontes. Se o seu plano sem glúten se tornou um plano com poucos carboidratos, porque você tem medo de que todos os grãos, cereais e pães estejam fora dos limites, você pode experimentar perda de energia.
Opções de Alimentos
Uma dieta sem glúten ainda pode incluir uma grande variedade de alimentos que aumentam a energia. Juntamente com carnes comuns, aves, peixe, produtos lácteos, legumes e frutas, você pode desfrutar de carboidratos, como batata doce e branca, arroz integral, quinoa, painço, teff e amaranto. Procure também massas feitas com quinoa ou farinha de arroz integral, pães feitos com trigo sarraceno ou painço e barras sem glúten e cereais.
Considerações
Um efeito colateral da doença celíaca é a anemia por deficiência de ferro, que é caracterizado por fadiga e perda de energia. Se você é iniciante em uma dieta sem glúten, seus intestinos podem não ter cicatrizado o suficiente para absorver o ferro e aumentar suas reservas. Pergunte ao seu médico se você se beneficiaria de um suplemento de ferro. Se você está seguindo uma dieta sem glúten, e sente que está ingerindo carboidratos suficientes, sua falta de energia pode ser porque você não removeu realmente todo o glúten de sua dieta. Mesmo o menor vestígio de glúten pode fazer com que seus sintomas persistam. Considere substituir todas as panelas e frigideiras da sua cozinha para remover todos os vestígios de glúten, ler os rótulos dos alimentos e procurar produtos que possam estar contaminados com trigo ou que contenham ingredientes ocultos do glúten, tais como xarope de malte de cevada, vinagre, amido de trigo ou enzimas. Um dos sintomas da doença celíaca é a fadiga; se você não tiver curado completamente, continuará a sentir-se desprovido de energia.