Significância
Se você tem a doença celíaca condição auto-imune, consumindo mesmo traços de trigo , cevada ou centeio podem desencadear o seu corpo para atacar as vilosidades do intestino delgado. Os resultados são sintomas como diarréia, inchaço, gases, erupções cutâneas, formigamento e fraqueza. Com o tempo, a doença celíaca pode levar à desnutrição e, possivelmente, câncer, osteoporose e outras condições autoimunes. Algumas pessoas não diagnosticadas com doença celíaca ainda sofrem de desconforto digestivo depois de consumirem glúten. Essa condição, conhecida como intolerância ao glúten, pode não causar dano permanente ao intestino, mas ainda pode ser muito desconfortável. A única maneira de lidar com qualquer condição é evitar completamente qualquer alimento que contenha glúten, uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio. Teriyaki e glúten
Teriyaki contém molho de soja, que é tradicionalmente feito de fermentado soja e trigo. Qualquer alimento contendo vestígios de trigo também contém glúten. Molho de soja também pode ser feito a partir de um derivado de cevada, que também contém glúten, ou arroz, que é livre de glúten. A menos que um molho de soja especifica que é certificado sem glúten, você deve assumir que ele contém glúten, para ser seguro.
Alternativas
Você pode fazer molho teriyaki com tamari, que é semelhante ao molho de soja, mas muitas vezes não contém trigo. Se você comprar tamari, certifique-se de que ele seja rotulado como "livre de glúten", pois algumas marcas podem conter pequenas quantidades de trigo. Porque o tamari contém uma maior concentração de soja, seu sabor é mais intenso.
Receita sem glúten
Para teriyaki sem glúten, misture o tamari sem glúten com água, açúcar mascavo, dentes de alho picados e um pitada de gengibre seco. Marinade carne, legumes ou tofu firme no molho e, em seguida, refogue, grelhe ou frite. Sirva teriyaki com arroz cozido no vapor para absorver o sabor do molho.