Há muito hype em torno da dieta livre de glúten. Para alguns, é realmente uma necessidade, mas para outros é a mais recente dieta de moda passageira. No entanto, para algum lugar pode ser mais do que moda para esta mania de dieta. Estudos relatam que o glúten pode ter um impacto sobre a sua saúde mental, tornando este plano de dieta mais do que uma cintura menor.
Doença celíaca
Embora uma dieta livre de glúten tenha se tornado dieta radical para muitos, é um plano de dieta necessário para aqueles que sofrem do distúrbio auto-imune conhecido como doença celíaca. Para estes indivíduos, o consumo de glúten resulta em inflamação do intestino delgado. Esta inflamação pode levar a danos no intestino delgado que, em última análise, inibe a absorção de nutrientes, afetando significativamente a saúde do indivíduo.
sem glúten
Embora a maioria dos americanos esteja familiarizada com a frase, "sem glúten "poucos percebem o grande impacto que essa dieta pode ter em seu estilo de vida. Ir sem glúten, seja por escolha ou necessidade médica, significa desistir de muitos alimentos, especialmente alimentos de conveniência, como barras energéticas, carnes processadas e cereais embalados. Todas as formas de trigo, centeio, cevada e até mesmo cerveja são proibidas em uma dieta sem glúten. O sacrifício é intenso, mas os resultados podem ser igualmente poderosos.
Impacto da dieta sem glúten na saúde mental
Estudos relatados em 2002 por "A Academia de Medicina Psicossomática" e "A opinião atual da Neurologia Journal "relatam que cerca de 30 por cento dos indivíduos que sofrem de doença celíaca apresentam transtornos mentais depressivos, obsessivos ou similares antes do tratamento. Esses sintomas individuais de "transtorno mental" não foram significativos o suficiente para serem diagnosticados clinicamente, mas os pacientes que mudaram para uma dieta livre de glúten, devido à doença celíaca, tiveram melhora em sua saúde mental. Muitos estudos, passados e presentes, procuram entender o impacto que o glúten tem sobre um estado mental alterado, mesmo em indivíduos que não apresentam sintomas da doença celíaca.
Estudos futuros
A doença celíaca e perda de peso tendem a As razões mais comuns pelas quais os indivíduos procuram uma dieta isenta de glúten. Como os estudos revelam como o glúten afeta a saúde mental, isso pode se tornar outra razão para o sacrifício da dieta. É importante notar que esta pesquisa ainda está nos estágios iniciais; nenhum número significativo de indivíduos foi rastreado. No entanto, os cientistas estão trabalhando duro para entender o elo que esta proteína tem no cérebro humano.