O nitrato de sódio é um aditivo alimentar usado principalmente para retardar a deterioração e reter a cor em produtos de carne processada, como carnes de almoço. Pode ser frustrante tentar descobrir quais alimentos e aditivos alimentares são compatíveis com dietas sem glúten e alergias ao glúten devido a informações conflitantes e /ou incompletas. O nitrato de sódio é isento de glúten, mas seus riscos à saúde devem ser devidamente anotados por aqueles com estômagos sensíveis e doença celíaca. Quais alimentos têm glúten?
A Food and Drug Administration dos EUA estabeleceu diretrizes para a rotulagem de alimentos sem glúten. Produtos com trigo, centeio ou cevada, ou quaisquer híbridos contendo esses grãos, não podem usar "sem glúten" em seus rótulos. Exceções são feitas para produtos alterados, como farinha de trigo integral sem glúten. Além disso, a Lei de Rotulagem de Alimentos Alergênicos e Proteção ao Consumidor de 2004 exige que todos os produtos alimentícios que contêm o trigo alergênico sejam rotulados, o que é útil para aqueles que desejam evitar o glúten. As diretrizes federais para a rotulagem livre de glúten são a interpretação mais restrita do glúten em alimentos e listas adicionais de alimentos glútenos e aditivos alimentares são fornecidos por universidades e instituições médicas para aqueles que desejam um espectro mais amplo de produtos com potenciais reações alérgicas para pessoas com intolerância ao glúten. doença celíaca
O que é nitrato de sódio?
O Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos EUA, em conjunto com a FDA, é responsável pela segurança e avaliação dos aditivos alimentares usados na carne e produtos avícolas. O nitrato de sódio está no Grupo 1 das substâncias sancionadas pela Emenda de Aditivos Alimentares da FDA, o que significa que está isento do processo de regulamentação estabelecido pela emenda, porque foi considerado seguro para uso em alimentos antes da emenda de 1958. O site da FDA descreve o nitrato de sódio como um conservante que pode ser encontrado em alimentos como carnes curadas. O USDA define nitrato de sódio como "um fixador de cor em carnes curadas e produtos avícolas (mortadela, cachorro-quente, bacon)" que ajuda a prevenir o crescimento de Clostridium botulinum, uma causa de botulismo em humanos.
Nitrato de sódio e glúten>
As diretrizes do FDA são vagas e, portanto, muitas outras instituições forneceram listas mais extensas de alimentos e aditivos que contêm glúten. MayoClinic.com fornece uma lista de alimentos e aditivos para evitar uma dieta sem glúten. Enquanto o MayoClinic.com não lista nitrato de sódio em sua lista de alimentos glúten, aconselha contra a ingestão de carnes processadas e imitações que são ricos em nitrato de sódio, enquanto lista carnes frescas que não possuem nitrato de sódio como sem glúten. O Centro de Doença Celíaca da Universidade de Chicago lista o nitrato de sódio especificamente como sem glúten na sua lista de aditivos.
Riscos da Saúde com o Nitrato de Sódio
O Instituto Linus Pauling da Universidade Estadual de Oregon publicou um site sobre nitrato de sódio e seus potenciais riscos à saúde. O nitrato de sódio causa nitrosaminas, que podem irritar o estômago e causar outros problemas de saúde. No final da década de 1970, a questão das nitrosaminas na carne curada foi levantada e a proibição do nitrato de sódio como aditivo alimentar foi discutida, mas o risco de botulismo superou os problemas apresentados pela nitrosamina; no entanto, menos nitrato de sódio é usado em produtos do que na década de 1960. Dr. Mehmet Oz reconhece que o nitrato de sódio pode ter uma conexão com a doença de Alzheimer. Em seu site, ele postou um artigo que afirma que carnes fumadas, como bacon, presunto defumado e presunto contêm nitrosaminas que "fazem com que o fígado produza gorduras que podem atravessar a barreira hematoencefálica e são tóxicas para o cérebro". " Embora o nitrato de sódio não seja glúteo, é aconselhável evitar alimentos que contenham nitrato de sódio por outras razões de saúde.