O açúcar eo sal não contêm naturalmente glúten e podem ser incluídos em uma dieta sem glúten. Uma dieta sem glúten exclui estritamente o glúten em todas as suas formas óbvias e disfarçadas. O glúten é uma proteína encontrada naturalmente em trigo, centeio e cevada. Diretrizes para açúcar e sal são as mesmas para dietas sem restrições como dietas excluindo glúten.
Sal
O sal, embora produzido por vários métodos (solar, evaporação e mineração de rochas), não contém glúten. Seja em uma dieta contendo glúten ou não, a ingestão recomendada permanece a mesma. As Diretrizes Dietéticas de 2010 recomendam não consumir mais do que 2.300 miligramas de sódio por dia. Para qualquer pessoa com 51 anos ou mais, e para populações com condições específicas, como hipertensão, doença renal crônica e diabetes, as recomendações sugerem uma ingestão de menos de 1.500 miligramas por dia.
Sugar
O açúcar é produzido a partir de cana-de-açúcar ou beterraba sacarina, ambos os quais não contêm glúten e o processamento não introduz glúten no produto final. Enquanto o açúcar aparece naturalmente na fruta (frutose) e no leite (lactose), as diretrizes para o açúcar permanecem as mesmas para as dietas sem glúten e sem glúten. As Diretrizes Dietéticas recomendam limitar a ingestão de alimentos com adição de açúcares, pois os açúcares adicionados nos alimentos contribuem com calorias sem fornecer qualquer valor nutricional.