As bananas contêm mais carboidratos que as laranjas. Uma pequena banana tem 23,1 gramas de carboidratos, mas uma pequena laranja tem apenas 11,3 gramas. Se você está contando carboidratos por causa do diabetes ou por causa de uma dieta baixa em carboidratos, você será capaz de caber em outros alimentos contendo carboidratos, como outras frutas, legumes e grãos integrais, em sua dieta diária sem passar por cima. sua ingestão recomendada de carboidratos, se você escolher uma laranja em vez de uma banana. Para alimentar o desempenho esportivo, as bananas são uma boa aposta para uma fonte de carboidratos facilmente digerível.
Tipo de carboidratos
Os carboidratos em uma laranja consistem apenas de açúcares e fibras, enquanto as bananas também contêm amido. Uma pequena laranja tem cerca de 9 gramas de açúcar e 2,3 gramas de fibra, e uma pequena banana tem cerca de 12,4 gramas de açúcar, 2,6 gramas de fibra e 5,4 gramas de amido. O açúcar é digerido mais rapidamente do que o amido, mas a fibra retarda o esvaziamento do estômago e a liberação de carboidratos na corrente sanguínea.
Efeito no Açúcar no Sangue
É provável que as bananas tenham um efeito maior sobre o açúcar no sangue níveis de laranjas. Não só eles têm mais carboidratos, mas eles também têm um maior índice glicêmico e carga glicêmica. O índice glicêmico e a carga glicêmica são duas medidas que ajudam a prever o efeito potencial de um alimento nos níveis de açúcar no sangue. Embora o índice glicêmico de bananas ainda seja considerado baixo, ele cai na faixa moderada de carga glicêmica, que leva em conta tanto o índice glicêmico quanto o tamanho normal de porção de um alimento. Laranjas são baixas em ambas as escalas, o que significa que elas são menos propensas a causar um grande aumento nos níveis de açúcar no sangue.
Outras considerações
As laranjas podem ser mais baixas em carboidratos, mas as bananas são uma fonte melhor de vitaminas e minerais. Uma pequena banana fornece 10 por cento do valor diário de fibra e potássio, 15 por cento do DV para vitamina C, 19 por cento do DV para vitamina B-6 e 14 por cento do DV para manganês. Cada pequena laranja contém 85 por cento do DV para vitamina C, mas apenas 9 por cento do DV para fibra e até mesmo menores quantidades dos outros micronutrientes essenciais.