Dependendo do seu estilo de vida e saúde, quando ouvir a palavra "carboidrato", você pode pensar imediatamente em uma dieta que limita seus alimentos favoritos com carboidratos. Você também pode pensar em limitar os carboidratos para controlar o diabetes. Os carboidratos são realmente um nutriente essencial que cria uma forma de energia chamada glicose, que a Harvard School of Public Health descreve como "uma fonte de energia universal". para o corpo. Carboidratos em combinação com proteínas, gorduras, vitaminas e minerais compõem os componentes nutricionais essenciais necessários para a vida. Enquanto os carboidratos fornecem um valor calórico adequado para manter as funções vitais do corpo e são a fonte preferida de energia do corpo, eles não podem fornecer toda a nutrição necessária para manter a saúde adequada por um longo período de tempo.
Digestão
Uma vez consumido um carboidrato, ele imediatamente entra no processo digestivo na boca. Uma vez que o carb foi mastigado, ele entra no estômago, onde é dividido em partes menores, que são formas de açúcar. Este açúcar é absorvido no intestino delgado e transportado para a corrente sanguínea. Depois que a glicose entra na corrente sanguínea, ela é transportada por todo o corpo para vários órgãos a serem usados para energia. Além dos órgãos do corpo, os músculos e o cérebro se beneficiam da energia fornecida pela glicose, também conhecida como açúcar no sangue.
Ganho de peso
O corpo nem sempre precisa de toda a energia fornecida pela glicose. na corrente sanguínea. A glicose extra é então levada ao fígado e aos músculos esqueléticos para armazenamento na forma de glicogênio, que está pronta para uso quando as necessidades de energia do corpo excedem a quantidade de glicose disponível. O corpo só pode armazenar uma quantidade limitada de glicogênio, portanto, qualquer glicose extra é armazenada no corpo como gordura. Esta gordura extra leva ao ganho de peso.
Proteína como combustível
A proteína é um nutriente essencial. Seu papel principal é o desenvolvimento de tecidos e músculos. A proteína está disponível como fonte de energia quando a ingestão de carboidratos não é adequada. Quando carboidratos não estão prontamente disponíveis para energia, a proteína é quebrada para energia. Este colapso pode colocar estresse adicional nos rins, com subprodutos de proteína sendo excretados na urina. De acordo com a Universidade Estadual de Iowa, "Carboidratos poupam o uso de proteína como fonte de energia". O cérebro e o sistema nervoso central dependem da glicose como fonte primária de energia. Sem ingestão adequada de carboidratos e níveis de glicose, você pode começar a se sentir cansado, tonto e fraco. Atletas precisam de quantidades adequadas de carboidratos antes de uma competição para obter melhores resultados físicos e mentais.
Os carboidratos indigeríveis existem como fibra alimentar. O corpo precisa de fibra para duas funções primárias. Fibra insolúvel é necessária para aumentar o volume das fezes e ajudar na regularidade dos movimentos intestinais. Pão de trigo integral, grãos, frutas e vegetais são boas fontes de fibra insolúvel. A fibra solúvel - encontrada na aveia, feijão e cevada - é acreditada para ajudar a diminuir o colesterol e diminuir os níveis de glicose.