Em "A Enciclopédia de Bem-Estar de Alimentos e Nutrição", uma combinação de manteiga de amendoim e mel fornece nutrientes essenciais para a sua dieta. A manteiga de amendoim fornece nutrientes como proteínas, vitamina E, niacina, magnésio, niacina, polifenóis e gordura monoinsaturada. O mel é um adoçante natural produzido por abelhas. É importante para a saúde humana, pois contém flavonóides que oferecem poder antioxidante. Uma dieta com manteiga de amendoim e mel pode ser deficiente em muitos nutrientes. Consulte o seu médico sobre quaisquer preocupações com a saúde antes de aumentar a ingestão desses alimentos.
Significância dos polifenóis
Em “Os 150 alimentos mais saudáveis da Terra”, o Dr. Jonny Bowden afirma que a manteiga de amendoim é rica em antioxidantes como muitos tipos de frutas. A manteiga de amendoim contém uma alta concentração de polifenóis chamada ácido p-cumárico. O ácido P-cumárico é associado pelas suas capacidades antioxidantes e propriedades anti-cancerígenas. Também é considerado útil na redução dos níveis de colesterol no sangue. Escolha manteiga de amendoim natural e sem açúcar sempre que possível. Alguns tipos de manteiga de amendoim contêm óleo parcialmente hidrogenado - um ácido graxo trans associado a doenças cardiovasculares.
Benefícios de gorduras monoinsaturadas
Cerca de metade da gordura na manteiga de amendoim vem de ácidos graxos monoinsaturados. Em "Flat Belly Diet", a autora Liz Vaccariello relata que a gordura monoinsaturada está associada a níveis mais baixos de doenças cardíacas e câncer. A gordura monoinsaturada aumenta a produção de testosterona do seu corpo, que constrói o tecido muscular magro. Também desempenha um papel na pele saudável e no desenvolvimento celular. No entanto, você deve comer manteiga de amendoim com moderação por causa de seu alto teor de gordura. Qualquer tipo de gordura aumenta a sua chance de se tornar com sobrepeso ou obesidade.
A função da niacina
A manteiga de amendoim é uma excelente fonte de uma vitamina B chamada niacina. Segundo o Dr. Jonny Bowden, a niacina mantém a pele, sistema digestivo e nervoso saudável. A vitamina B ajuda o corpo a liberar energia dos carboidratos. Também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Significado dos flavonóides
O mel contém flavonóides normalmente encontrados em frutas e legumes. O mel fornece os flavonóides chamados miricetina e quercetina. Em The Food Bible, a autora Judith Wills afirma que os flavonóides apresentam poderosas propriedades antioxidantes que ajudam a evitar que o estresse oxidativo e os radicais livres do ambiente danifiquem suas células. Os radicais livres são frequentemente associados ao envelhecimento prematuro, doença coronariana e câncer. O mel também é conhecido por seus efeitos anti-bacterianos, anti-virais e anti-inflamatórios.
Considerações para o mel
Comprar mel cru, não processado, não aquecido e não filtrado sempre que possível. De acordo com o Dr. Jonny Bowden, muitos dos flavonóides e enzimas encontrados no mel são destruídos através da pasteurização e processamento a altas temperaturas. O processo tensiona e remove os nutrientes. Lembre-se que o mel ainda é açúcar e pode afetar os níveis de açúcar no sangue. Se você tem diabetes ou outros problemas de açúcar no sangue, você deve usar mel judiciosamente.