De acordo com o site do CGIAR, uma agência global de pesquisa agrícola, o kamote na verdade não está relacionado à família da batata, apesar de sendo comumente chamado de “batata-doce”. O vegetal é mais provavelmente relacionado à família de plantas da plântula da manhã e é caracterizado por características semelhantes às pimentas, berinjelas ou tomates. Muitas cores estão presentes na carne do kamote, resultando em um tom de cor laranja-amarelado em geral. Os pratos de Kamote são comuns na Ásia, na África e em outras culturas do Pacífico Sul. Como a CGIAR.org sugere, mais de 95% da safra global de kamote é colhida nos países em desenvolvimento. O vegetal é produzido em mais de 100 países, com 80% da safra proveniente da China. A Nigéria e Uganda também são grandes colhedores de kamote e contribuem substancialmente para os 9 milhões de hectares de agricultura de kamote do mundo anualmente. Embora normalmente consumido em sua forma integral, o kamote também é usado na alimentação animal, como amido para macarrão e como aditivo para muitos álcoois.
Benefícios
De acordo com um artigo publicado pela Food and Nutrition Instituto de Pesquisa do Departamento de Ciência e Tecnologia, ou FNRI-DOST, os alimentos ricos em amido, como kamote foram encontrados para baixo no índice glicêmico. Diabéticos ou outros pacientes que são sensíveis aos níveis de açúcar no sangue podem se beneficiar do consumo de alimentos com um índice de IG baixo semelhante ao kamote. Além disso, dietas de baixo índice glicêmico são conhecidas por ajudar a prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.
Considerações
Alimentos ricos em amido, como o kamote, contêm outros nutrientes que podem ser úteis para a promoção da boa saúde, incluindo proteína, cálcio, fósforo, ferro, tiamina, riboflavina, niacina e vitamina C, de acordo com o FNRI-DOST. Seus processos metabólicos e níveis de energia podem ser equilibrados pelo consumo desses alimentos, o que pode ser útil para pacientes com diabetes ou condições médicas gastrointestinais.
Conceitos errados
Embora o kamote seja visto como um vegetal altamente nutritivo, Não há evidências científicas que sugiram que isso possa ajudá-lo a perder peso. De fato, o alto teor de carboidratos no kamote pode levar a um aumento no peso quando consumido em grandes quantidades. As dietas Kamote não devem ser usadas como uma alternativa à medicina tradicional para o tratamento de qualquer problema de saúde.
, , ] ]