A frutose, o mais doce dos açúcares, é um carboidrato simples, também conhecido como açúcar de frutas ou levulose. Embora a frutose tenha a mesma fórmula química que a glicose ou o açúcar no sangue, sua estrutura difere de uma maneira que estimula as papilas gustativas e produz a sensação doce. Quando a frutose está ligada à glicose, ela forma sacarose, comumente conhecida como açúcar de mesa, beterraba ou cana-de-açúcar. A frutose ocorre abundantemente em frutas, mel e seiva, o fluido que transporta nutrientes por toda a planta. A doçura que a frutose confere à fruta atrai as pessoas para essa parte nutritiva de uma dieta saudável.
Metabolismo
Segundo Sareen Gropper, Jack Smith e James Groff no texto “Nutrição Avançada e Metabolismo Humano”, mais Mais da metade dos adultos tem uma capacidade limitada de absorver frutose, o que resulta em problemas intestinais quando altos níveis desse açúcar são consumidos. Se a glicose estiver presente, a frutose, que é metabolizada no fígado, absorve mais rápido e com menos dificuldade.
Xarope de milho com alto teor de frutose
O xarope de milho com alto teor de frutose, ou HFCS, é fabricado usando enzimas para mudar a glicose em amido de milho para frutose. Como o HFCS é barato e intensamente doce, é frequentemente usado em alimentos processados. As fontes incluem refrigerantes, cereais prontos para consumo e sobremesas adoçadas com xarope de milho rico em frutose. É adicionado a frutas enlatadas e congeladas para preservar a cor natural, sabor e estrutura da fruta. Ele é adicionado aos refrigerantes para adicionar corpo sem mascarar o sabor.
Alimentação Infantil
De acordo com Ellyn Satter, autoridade internacionalmente reconhecida sobre a alimentação infantil, limita o suco de frutas a 4 onças por dia para bebês. Bebês e crianças com diarréia não devem receber sucos de frutas como maçã, pêssego e pêra que tenham alto teor de frutose, pois muitos bebês e crianças não digerem e absorvem de forma incompleta a frutose. Em seguida, atrai água e bactérias no intestino grosso e pode causar gases e irritação, bem como tornar as fezes mais líquidas.
Distúrbios Metabólicos
Dois distúrbios metabólicos envolvendo a frutose respondem ao tratamento dietético. Uma rara intolerância hereditária à frutose, bem como uma deficiência enzimática rara, resultam na incapacidade de tolerar a frutose de acordo com Kathleen Mahan e Sylvia Escott-Stump no texto “Food, Nutrition, &Dietoterapia. ”O tratamento inclui uma dieta que não contém frutose, sacarose ou o açúcar sorbitol.
Controvérsia
A pesquisa atual produz resultados conflitantes sobre os efeitos do xarope de milho rico em frutose e se existe uma associação entre consumo de bebidas adoçadas com HFC e obesidade. Os consumidores devem usar moderação enquanto a pesquisa continua. Pessoas preocupadas com a quantidade de HFCS ou outros adoçantes na dieta poderiam tomar as seguintes medidas: limitar os alimentos processados, evitar alimentos com adição de açúcar e limitar o consumo de refrigerante.