Ganho de peso
Um potencial efeito colateral de alimentos sem açúcar está ganhando "Alguns alimentos sem açúcar têm menos calorias por porção do que os seus homólogos regulares, mas você ainda vai ganhar peso se você comer muito deles. Isso pode ser um risco para você se você cair na armadilha de pensar que você não precisa controlar o tamanho das porções de alimentos dietéticos, incluindo alimentos sem açúcar. Alguns alimentos sem açúcar têm tantas ou mais calorias do que suas contrapartes regulares porque contêm gordura, que é rica em calorias, para substituir o volume que os açúcares adicionados normalmente fornecem.
Diarreia
O desconforto do estômago é um efeito colateral de comer grandes quantidades de alimentos sem açúcar feitos com sorbitol ou manitol. Estes são álcoois de açúcar, embora não contenham álcool, e são substitutos de baixa caloria para o açúcar. Seu corpo os absorve mais lentamente do que o açúcar, para que eles não aumentem tanto os níveis de açúcar no sangue. No entanto, comer muito de alimentos que contenham sorbitol ou manitol, como alguns tipos de doces sem açúcar, pode levar à diarréia, porque esses álcoois de açúcar têm um efeito laxante.
Doença Crônica
Beber refrigerante diet , que é sem açúcar, pode causar problemas renais crônicos, relatórios MayoClinic.org. Embora não tenha calorias, o refrigerante dietético pode levar à obesidade, porque pode levar a desejos de açúcar ou aumentar suas chances de escolher alimentos altamente calóricos. Indivíduos que bebem mais bebidas sem açúcar têm um risco maior de síndrome metabólica, que inclui pressão alta e colesterol. Você pode até ter ossos mais fracos se você regularmente beber refrigerante diet mais de uma ou duas vezes por dia.
Outros efeitos
O aspartame é um substituto de açúcar não calórico que contém fenilalanina, e não é seguro para você se você tem fenilcetonúria, ou PKU, porque você não pode metabolizá-lo. Os refrigerantes, como as colas, podem conter cafeína e os efeitos colaterais da cafeína incluem dificuldade para dormir, nervosismo e nervosismo. Antes de comer alimentos sem açúcar, compare seu conteúdo nutricional com os nutrientes que você obteria de alimentos ricos em nutrientes, como frutas, e lembre-se de que a ausência de açúcar não significa necessariamente saudável.