casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Digestão de dissacarídeos

Alguns dos açúcares que você conhece e ama são realmente dissacarídeos - pares de açúcares simples ligados em um pacote. Sacarose, lactose e maltose são talvez os mais conhecidos deles. A sacarose é especialmente importante porque serve como uma forma de armazenamento de energia nas plantas; como açúcar de mesa, é quase onipresente na dieta moderna. Seu corpo tem algumas enzimas que usa para quebrar dissacarídeos.

Hidrólise

Os dissacarídeos não podem entrar nas células do seu corpo intactos, então eles precisam ser separados em suas subunidades componentes antes que eles possam ser propriamente. absorvido. A reação que os separa é chamada de hidrólise, uma palavra que vem do grego para dividir a água. Como o nome indica, uma molécula de água se divide durante a reação, com um íon de hidrogênio indo para um dos dois açúcares simples liberados, ou monossacarídeos, e o átomo de oxigênio restante e o átomo de hidrogênio da molécula de água indo para o outro monossacarídeo. br> Catalysis

À temperatura ambiente e sem catalisador, a hidrólise do dissacarídeo é tão lenta que não ocorre a uma taxa apreciável. Ácidos fortes agem como um catalisador para acelerar esta reação, e o ácido clorídrico em seu estômago realmente hidroliza algumas das moléculas dissacarídicas em sua comida. Muitos deles, no entanto, permanecerão intactos. Para decompor essas moléculas dissacarídicas remanescentes, seu corpo emprega moléculas chamadas enzimas - proteínas que agem como catalisadores para acelerar reações específicas.

Hidrólise enzimática -

Em seu intestino delgado, os dissacarídeos encontram enzimas ligadas à superfície das células no revestimento intestinal, ou epitélio. As enzimas catalisam a hidrólise desses dissacarídeos; Enquanto isso, as células epiteliais gastam energia para absorver ativamente os monossacarídeos e transportá-los para dentro. A partir daqui eles vão passar para a corrente sanguínea, que os transporta por todo o corpo. Hidrólise de maltose ou trealose libera duas moléculas de glicose; a sacarose contém uma frutose e uma glicose, enquanto a lactose contém glicose e galactose.

Lactose

A lactose, um açúcar encontrado no leite, é talvez o mais problemático dos dissacarídeos. Você precisa de uma enzima específica chamada lactase para cortar os dois açúcares na lactose. Alguns adultos não têm a enzima necessária e, portanto, são incapazes de digerir completamente a lactose. A lactose restante acaba no intestino grosso, onde várias bactérias ficam felizes em comê-lo. Essas bactérias produzem grandes quantidades de gás como subproduto, potencialmente causando diarréia ou câimbras severas. Os adultos sem a enzima lactase dizem ter intolerância à lactose.