A capacidade de produzir mel é o que dá à Apis mellifera seu nome comum. As abelhas vivem em todas as áreas do mundo, exceto nas regiões polares extremas. Além do mel, essas abelhas usam e produzem outros produtos, como própolis e geléia real. Estas substâncias fornecem ingredientes em alimentos e cosméticos, bem como produtos de saúde e medicamentos.
Os produtos apícolas vêm das substâncias que as abelhas produzem para sustentar a vida e a saúde da colônia. Cada colônia de abelhas contém drones, trabalhadores e uma única rainha. O néctar das flores é a principal fonte de alimento das abelhas maduras e é o combustível necessário que permite que as abelhas controlem o desenvolvimento da larva.
Geleia Real
Enfermeiras trabalhadoras produzem uma substância conhecida como geleia real. Eles usam essa pasta rica em proteínas para alimentar todas as larvas durante os primeiros três dias de vida. Eles deixam de alimentar drones e operárias a geléia real depois dessa época, mas continuam a alimentar essa substância nutritiva para as larvas que amadurecem em abelhas rainhas. Alimentar essa substância para larvas selecionadas durante todo o estágio de alimentação é o processo que cria as abelhas rainhas. As abelhas-rainhas precisam de cerca de 16 dias para amadurecer, enquanto os trabalhadores e os drones amadurecem dentro de 21 a 24 dias. A geléia real contém proteínas, açúcar e gorduras, bem como um tipo de ácido, conhecido como HAD, o ingrediente mais provável responsável pelo crescimento da abelha rainha.
Própolis
A própolis é uma substância pegajosa que o trabalhador abelhas coletam de plantas e árvores. Também chamado de cola de abelha, os trabalhadores usam essa matéria resinosa para selar as rachaduras na colméia. Este material pegajoso contém aminoácidos, vitaminas, minerais, óleos essenciais, ceras e resinas. Ele contém propriedades antimicrobianas que ajudam a proteger a colmeia de patógenos bacterianos.
As abelhas carregam o néctar em seus estômagos. Depois de alcançar a colméia, eles depositam o néctar em células de favos de mel para armazenar para uso posterior como fonte de alimento. O mel contém água, glicose, frutose e sacarose. Ele fornece numerosas vitaminas e minerais. A fonte do néctar, que pode incluir flores de árvores, ervas daninhas, vegetais e plantas frutíferas, desempenha um papel importante na determinação do sabor e da cor do mel resultante.