Frutose, ou açúcar de frutas, é a forma natural mais comum de açúcar e é encontrada em frutas e legumes. Embora você deva saber que deve evitar excesso de açúcares frutose em sua dieta, pode ser menos claro o quanto é apropriado. A resposta está em quanto açúcar sintético versus quanta frutose natural você consome.
Equívoco
Embora o termo frutose esteja incluído no nome, o xarope de milho rico em frutose não é o mesmo que a frutose. O xarope de milho com alto teor de frutose é comumente adicionado aos produtos para melhorar o sabor, porque é significativamente mais doce que o açúcar e pode ser mais barato de produzir do que o açúcar. A composição do xarope de milho rico em frutose é principalmente a glicose, com menos da metade sendo a frutose real. Ao considerar quanto de frutose você consome diariamente, lembre-se de que os produtos que contêm esse aditivo não são apenas frutose e devem ser considerados como açúcares adicionados em sua dieta diária.
Razões para limitar o consumo de alimentos A frutose é importante porque esses açúcares de frutas têm pouco valor nutricional e adicionam calorias às nossas dietas diárias. Além disso, a frutose não desencadeia a mesma resposta à insulina que outros alimentos que nos ajudam a sentir-se satisfeitos. Por esse motivo, você pode descobrir que come quantidades maiores de alimentos que contêm frutose, o que significa que consome mais calorias. Calorias em excesso levam ao ganho de peso, o que pode aumentar o risco de diabetes e doenças cardíacas.
Encontrar a frutose
A frutose natural é encontrada em todas as frutas, mel e verduras, como a cana-de-açúcar. A adição de açúcares frutose não é tão fácil de localizar. Enquanto os rótulos nutricionais listam o conteúdo total de açúcar, os rótulos não diferenciam entre açúcares adicionados e naturais. Para determinar se sua comida adicionou açúcares, veja a lista de ingredientes para itens que terminam em “-ose”, açúcar bruto, adoçante de milho, cana-de-açúcar ou melaço. Estes indicam que os açúcares de frutose foram adicionados à sua comida.
Recomendações A American Heart Association recomenda que as mulheres não comem mais de 100 calorias por dia de todos os açúcares adicionados, o que significa aproximadamente 6 colheres de chá por dia. . Os homens não devem ingerir mais do que 150 calorias por dia - cerca de 9 colheres de chá por dia. Outra maneira de ver isso é em termos de rotulagem nutricional. Cada grama de açúcar contém cerca de quatro calorias. Se a sua escolha alimentar tiver 20 g de açúcar adicionado, você está consumindo 80 calorias como parte de sua ingestão diária de açúcar. Para açúcares naturais, as diretrizes são menos rígidas e rápidas. A American Food Guide Pyramid recomenda comer cinco frutas e vegetais por dia. Manter sua porção de frutas em duas a três porções por dia deve servir como uma ingestão saudável de frutose.
Insight de Especialistas
Enquanto as frutas contêm antioxidantes e nutrientes que podem melhorar sua saúde, há certas populações de pacientes que deve ser cauteloso sobre comer frutas. "Nós dizemos aos pacientes com colesterol alto que tenham cuidado com as frutas", disse Carel Le Roux, médico especialista em medicina metabólica, em uma entrevista na Mail Online. "Os diabéticos também devem tomar cuidado, pois o conteúdo rico em frutose pode elevar os níveis de glicose no sangue." Se você se enquadra nessas categorias, converse com seu médico sobre a quantidade de frutose que você pode consumir com segurança diariamente.