Carboidratos
Como principal fonte de energia do corpo, os carboidratos são encontrados em muitos dos alimentos que comemos, incluindo grãos, feijões, frutas, legumes e produtos lácteos. Os carboidratos são compostos de açúcares, amidos e fibras, e podem ser complexos ou simples. Os açúcares simples são chamados monossacarídeos ou dissacarídeos. Eles são mais facilmente digeridos e encontrados em frutas e laticínios. Grãos, feijões e vegetais contêm carboidratos complexos que são compostos de cadeias de polissacarídeos que formam amidos. A fibra é a única forma de carboidrato que não pode ser digerida pelo organismo.
Sacarose
Existem muitos dissacarídeos, mas os mais importantes para os seres humanos são a sacarose, a maltose e a lactose. A sacarose, ou açúcar de mesa, é um dissacarídeo formado quando os monossacarídeos glicose e frutose estão ligados entre si. É encontrado naturalmente em frutas e legumes, mas é mais comumente obtido a partir de cana-de-açúcar ou beterraba sacarina. A sacarose é utilizada comercialmente como adoçante para muitos tipos diferentes de alimentos. Quando o corpo digere a sacarose, ele é quebrado de volta em glicose e frutose antes de ser absorvido.
Lactose
A lactose é um açúcar encontrado no leite e outros produtos lácteos. É um dissacarídeo composto de glicose e galactose. Muita atenção é dada à lactose, uma vez que é o componente de produtos lácteos ao qual muitas pessoas são intolerantes. O corpo produz uma enzima chamada lactase que supostamente quebra qualquer lactose consumida. No entanto, aqueles que são intolerantes à lactose não têm lactase suficiente para digerir adequadamente este dissacarídeo e, consequentemente, apresentam sintomas como gases, inchaço e diarréia.
Glicose
A glicose é o monossacarídeo mais abundante na natureza. É a molécula de açúcar que o corpo usa para criar energia e é o combustível usado pelas células cerebrais. A maioria dos carboidratos acaba sendo glicose depois de digerida. A glicose é conhecida como o "açúcar no sangue" porque é encontrada em altas concentrações na corrente sanguínea. Muitas pessoas sabem da glicose por causa do teste de glicose, que mede a quantidade de glicose no sangue - um dos marcadores para o diabetes.