A frutose e a dextrose são dois tipos diferentes de açúcar. Outros açúcares incluem lactose, maltose e sacarose. Diferentes tipos de alimentos contêm diferentes açúcares. Por exemplo, a fruta contém frutose, enquanto o leite fornece lactose, a maltose pode ser encontrada na cerveja e no uísque de malte, e os sucos de frutas e plantas são fontes de dextrose. Este último também é referido como glicose.
O combustível do corpo
Dextrose ou glicose, o tipo de açúcar usado para medir os níveis de açúcar no sangue, é uma fonte primária de energia para quase todas as células do corpo, incluindo células cerebrais. A glicose existe em uma concentração de 1% no sangue humano e é o açúcar mais importante no metabolismo. O corpo fabrica a partir de carboidratos como frutas, cereais, pão, macarrão e arroz.
Como é doce
A frutose, o açúcar que dá a fruta seu sabor doce, também está presente em vegetais e mel. Nas duas últimas décadas, a frutose, em sua forma cristalina, tem sido usada como adoçante nutritivo em alimentos e bebidas. Frutose cristalina é uma forma processada de frutose que consiste em pelo menos 98 por cento de frutose pura e é estimada em cerca de 20 por cento mais doce que o açúcar de mesa. A frutose e glicose têm muito em comum. Ambos são açúcares simples que fornecem energia celular ao corpo. A frutose, no entanto, não causa secreções de insulina, como a glicose. Este efeito pode levar a maiores taxas de armazenamento de gordura, de acordo com um estudo de 2002 publicado no "American Journal of Clinical Nutrition", que observa que a chance de ganho de peso é aumentada para aqueles que consomem dietas ricas em frutose. Efeitos do xarope de milho com alto teor de frutose (HFCS) é um adoçante processado amplamente utilizado que contém frutose e glicose. As variedades mais utilizadas incluem o HFCS 55, que contém 55% de frutose e 42% de glicose, e o HFCS 42, que contém 42% de frutose e 53% de glicose. Muitas preocupações com a saúde envolvem xarope de milho rico em frutose. O Huffington Post cita uma pesquisa da Universidade de Oxford e da Universidade do Sul da Califórnia, que encontrou um aumento de 20% na incidência de diabetes tipo 2 em condados onde o HFC foi usado em todo o suprimento de alimentos. Em geral, dietas ricas em açúcar, independentemente do tipo, devem ser evitadas para uma boa saúde.