A doçura natural do mel cru substitui os açúcares refinados pelo sabor adocicado repleto de antioxidantes dos fitonutrientes, nutrientes orgânicos à base de plantas que parecem promover a saúde. Cozinheiros podem substituir adoçantes químicos ou refinados com mel cru por causa desses benefícios teóricos. O melaço é outro adoçante natural que contém um grupo diferente de nutrientes. Antes de substituir um pelo outro, conheça os seus adoçantes.
A doçura e o sabor do mel variam com base no tempo de colheita e nas plantas que as abelhas banquetearam. O mel mais nutritivo é cru - direto do pente. À medida que o mel envelhece, as condições de temperatura e luz em que é mantido alteram a doçura e o conteúdo antioxidante. As fazendas de mel vendem diferentes variedades de mel. O trevo é o mais comum, mas as abelhas produzem mel a partir de qualquer planta com flores. Wildflower, trigo mourisco, basswood, flor de laranjeira todos têm seus próprios gostos distintos. O mel vem mesmo de melada, o resíduo rico em carboidratos deixado por insetos sugadores, como pulgões, quando se alimentam de plantas.
Melaço
O processo de refinamento de cana-de-açúcar consiste em várias etapas de esmagamento, fervura e cristalização antes Produz açúcar branco refinado. Os subprodutos do melaço são caracterizados como primeiro passo, segundo e assim por diante, até a forma menos doce - e mais nutritiva - chamada blackstrap. Alguns produtores adicionam enxofre para aumentar a produção de açúcar, resultando no melaço “sulfurado” menos desejável. A doçura diminui a cada passo e o melaço de faixa-preta pode ter um sabor amargo, mas os produtos de melaço claro e escuro amplamente disponíveis dão aos alimentos uma cor e um sabor ricos. Melaço não queimado é um adoçante natural e é uma boa fonte de ferro, cálcio, potássio e magnésio, bem como uma excelente fonte de cobre e manganês.
Receitas
Receitas especificar melaço para o seu sabor ou cor. Pão de gengibre, torta de nozes, molhos de churrasco e feijões cozidos todos exigem cor escura e sabor robusto. Embora a substituição de outros ingredientes, como o açúcar mascavo, possa ser notada na receita, eles não podem duplicar o sabor picante do melaço. O mel, com sua delicada doçura floral, mudaria o sabor do alimento resultante. Alimentos feitos com mel em vez de melaço também podem ter uma textura diferente ou acidez ligeiramente diferente devido ao grau de melaço ou fonte de mel.
Equivalência
O mel pode ser xícara substituída por xícara de melaço leve, de acordo com a Terra. O'Lakes cozinha de teste, mas o sabor da comida será afetado. O inverso, no entanto; melaço requer açúcar adicionado para aproximar o mel. Patricia Kendall, especialista em nutrição e professora da Colorado State University, reconhece o problema da equivalência substituindo o açúcar refinado, uma substância uniforme, pelos adoçantes variáveis. Mel, diz Kendall, medida em 1 xícara, é equivalente a 1-1 /4 xícara de açúcar líquido adicionado. O melaço, por outro lado, equivale a 3/4 de xícara de açúcar, uma redução no líquido de receita e bicarbonato de sódio e adição de fermento em pó. O cozinheiro sábio deve saber exatamente a doçura e o resultado desejado antes de substituir o adoçante natural, mas a substituição é possível, se o cozinheiro estiver disposto a se contentar com mudanças no sabor, na textura e na nutrição do resultado.