Os carboidratos se enquadram nas categorias de “simples” e “complexo” - conhecidos mais comumente como açúcares e amidos. Os carboidratos simples, ou açúcares, cumprem os mesmos papéis no organismo que os carboidratos complexos, apesar do sabor diferente. Ambos fornecem energia para as células e podem ser usados imediatamente ou armazenados para uso posterior em uma das duas formas.
Carboidratos
Os carboidratos são um dos três macronutrientes, que são compostos que você precisa em grandes quantidades como componentes. de sua dieta e que fornecem energia para suas células. Todos os carboidratos nutricionais consistem em uma ou mais unidades de blocos de construção chamados monossacarídeos, explicam os Drs. Reginald Garrett e Charles Grisham em "Bioquímica". Os carboidratos complexos, ou amidos, consistem de longas cadeias de monossacarídeos; carboidratos simples são feitos de apenas um ou dois monossacarídeos.
Comer carboidratos simples
Vários carboidratos simples comuns são rotineiramente incluídos como parte de sua dieta. Estes incluem glicose e frutose, que são monossacarídeos únicos, e sacarose e lactose - açúcar de mesa e açúcar de leite, respectivamente - cada um dos quais consiste de dois monossacarídeos ligados entre si. Glicose e frutose não requerem digestão antes da absorção. Sacarose e lactose, no entanto, devem ser quebradas em seus componentes monossacarídicos antes de serem levados para a corrente sanguínea.
Energia imediata
Uma vez que você absorve os monossacarídeos de carboidratos simples na corrente sanguínea, suas células os absorvem e pode queimá-los para energia imediata. A glicose, em particular, é o combustível favorito do cérebro e dos músculos em atividade. Enquanto você pode queimar qualquer um dos macronutrientes para energia - constituintes de gorduras e proteínas também fornecem energia para as células - apenas os monossacarídeos queimam sob condições anaeróbicas, ou circunstâncias em que o oxigênio é escasso. Como tal, você pode usar carboidratos simples para alimentar os músculos que trabalham duro que não podem queimar gordura ou proteína.
Energia Armazenada
Os carboidratos simples fornecem ao seu corpo energia que pode ser armazenada para uso posterior. Se você consome mais carboidratos simples do que o necessário, as células podem converter o excesso em uma das duas formas de armazenamento, explicam os Drs. Mary Campbell e Shawn Farrell em "Bioquímica". O glicogênio, armazenado pelo fígado e pelos músculos, é um composto baseado em carboidratos formado a partir de monossacarídeos. Os monossacarídeos também podem ser convertidos em gordura, que é armazenada no tecido adiposo.