O acessulfame de potássio é um adoçante artificial usado no lugar do açúcar em alimentos, bebidas, doces e chicletes. É aprovado pelo FDA e é considerado seguro. O acessulfame de potássio é amplamente utilizado em produtos dietéticos para proporcionar doçura sem calorias. Descrição e doçura
O acessulfame de potássio, ou acessulfame K, é aproximadamente 200 vezes mais doce que o açúcar comum. Este ingrediente é muitas vezes combinado com outros adoçantes artificiais, como o aspartame, para fornecer um produto mais doce do que se usado sozinho. O acessulfame K é na verdade um tipo de sal de potássio. Quando usado como adoçante, não adiciona calorias porque não é absorvido pelo corpo; é eliminado do corpo completamente inalterado. Mantém sua estabilidade em altas temperaturas e se dissolve facilmente.
Segundo a The Coca Cola Company, o acesulfame K foi descoberto em 1967. Foi aprovado pela FDA pela primeira vez em 1988. Apesar de sua aprovação, não foi usado para adoçar refrigerantes até 1998. Em 2003, foi aprovado como adoçante de uso geral nos Estados Unidos. O acessulfame K tem uma história mais longa em outras partes do mundo; A Europa começou a usá-lo em 1983. Ele é usado atualmente em produtos em 90 países em todo o mundo.
O acessulfame K é comercializado principalmente sob a marca Sunette. Também pode ser encontrado sob os nomes Sweet One e Swiss Sweet, particularmente em outros países. Acessulfame K pode ser encontrado em outros itens não-alimentares, bem como, incluindo pasta de dentes e medicamentos.
Segurança
Há um debate em curso sobre se os adoçantes artificiais são seguros quando ingeridos no corpo humano. A FDA, a Organização Mundial de Saúde e outras organizações em todo o mundo pesquisaram a segurança do acessulfame K e concluíram que é seguro para consumo. Isso inclui o consumo de crianças, mulheres grávidas e amamentando. O Instituto Nacional de Saúde não relatou aumento do risco de câncer quando o ingrediente foi testado em camundongos.
Intake
Como com qualquer coisa, o acessulfame K deve ser ingerido com moderação. A ingestão diária aceitável para este adoçante é de 15 mg por kg. Dieta refrigerantes geralmente contêm 40 mg de acessulfame K. Um indivíduo pesando 125 quilos poderia beber 20 refrigerantes por dia e ainda estar dentro da ingestão diária aceita para este ingrediente.
Considerações
É possível experimentar sensibilidade para acessulfame K e outros adoçantes artificiais. Como o acessulfame K é freqüentemente incluído com outros adoçantes, muitas vezes é difícil determinar qual deles está causando uma reação. Se você tiver dores de cabeça, sensibilidade à luz, distúrbios digestivos ou qualquer outra doença física, entre em contato com seu médico para diagnóstico.