Um pomar de pereira não precisa ser uma fileira rígida de pereira e grama. Considere plantar pereiras com plantas benéficas. O plantio associado trata organicamente de problemas especiais que as pereiras enfrentam. Ao estabelecer plantas específicas abaixo ou perto das pereiras, você pode reduzir substancialmente a necessidade de irrigação, fertilizantes e pesticidas. Por sua vez, as pereiras podem beneficiar outras culturas. O melhor de tudo, o plantio de um companheiro é completamente orgânico.
Proponentes do plantio companheiro acreditam que ao cultivar certas plantas juntas, elas podem aumentar o crescimento de sua cultura principal ou alcançar um equilíbrio que beneficie todos as plantas. Por exemplo, o método clássico de “três irmãs” combina milho, abóbora e feijão na mesma horta. As folhas grandes e espinhosas da abóbora suprimem as ervas daninhas, enquanto desencorajam os guaxinins de atacarem os talos de milho. O milho fornece uma treliça natural na qual o feijão cresce. Os grãos adicionam nitrogênio ao solo, sobre o qual tanto o milho quanto a abóbora se alimentam pesadamente.
Atrair os insetos “bons” que comem os sacos “ruins” que atacam as pereiras é a chave para o companheiro benéfico plantio. A família Umbelliferae de ervas e ervas daninhas, incluindo endro, rendas da rainha Anne, lovage, cerefólio e erva-doce, estimula a presença dos insetos benéficos conhecidos como vespas parasitas. Essas vespas se alimentam de lagartas verdes e lagartas, que podem causar sérios danos à pereira e a outras árvores frutíferas. Algumas plantas companheiras fornecem proteção contra pragas, agindo como fontes alternativas de alimento. Chagas representam uma clássica “cultura de armadilhas”. Elas atraem pulgões para suas próprias flores, e não para as pereiras.
Companheiros Multifuncionais
Semear um pomar de peras com trevo branco ou vermelho beneficia as pereiras em vários maneiras. O trevo, uma das muitas leguminosas, acrescenta nitrogênio ao solo. Como "cobertura viva", o trevo também previne a erosão do solo, suprime as ervas daninhas e retém a umidade. Se as suas árvores tendem a gerar muito crescimento inicial, considere uma cobertura alternativa do solo. O crescimento inicial, uma consequência do excesso de nitrogênio no solo, torna as pereiras vulneráveis à doença prejudicial conhecida como fogo bacteriano. Use coberturas terrestres não leguminosas como grama ou centeio anual, trigo sarraceno ou aveia, em áreas onde o excesso de nitrogênio é uma preocupação.
Polinização cruzada
Embora possa parecer óbvio para os pomaristas experientes, os mais importantes A planta companheira de uma árvore de pêra é outra árvore de pêra. Poucas espécies de pêra produzem frutos sem espécies diferentes para fornecer polinização cruzada. A maioria das peras européias e asiáticas polinizam umas às outras, mas verifique com seu viveiro para garantir que você está plantando as pereiras certas juntas. Na primavera, as flores das pereiras atuam como polinizadores. Ajudar o processo de polinização cruzada ao plantar as árvores com outras plantas que atraem abelhas polinizadoras e borboletas, como borragem, calêndula e goldenrod.
Benefícios para outras plantas
Assim como muitas plantas fornecem qualidades benéficas para pereiras, as próprias árvores podem atuar como “enfermeiros” para outras plantas. Várias culturas alimentares anuais, incluindo alface, espinafre, alazão e brócolis, crescem a pleno sol no início da primavera, mas tendem a trepar se não receber sombra no auge do verão. O plantio de vegetais entre as pereiras permite que essas culturas obtenham a luz necessária quando os galhos das árvores estão nus, mas a sombra que eles anseiam à medida que as temperaturas esquentam e as árvores saem e produzem flores e frutas. , , ] ]