casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O que faz os carboidratos?

Barras de chocolate, pão e batatas assadas têm algo em comum: carboidratos. Carboidratos, mostrados em rótulos nutricionais como açúcares, amidos e fibras, são feitos de moléculas chamadas sacarídeos. O termo "sacarídeo" vem da palavra grega para doçura por causa do gosto doce característico de alguns sacarídeos. Os carboidratos são uma importante fonte de energia para os seres humanos.

Monossacarídeos, açúcares simples

Os monossacarídeos são comumente conhecidos como os "blocos de construção" dos carboidratos, porque todos os carboidratos contêm um ou mais monossacarídeos. O termo "monossacarídeo" significa literalmente "um açúcar". Os três principais monossacarídeos são glicose, frutose e galactose. A glicose é bem conhecida por seu papel nos níveis de açúcar no sangue e é o principal tipo de açúcar que o corpo usa para energia. A glicose é comumente encontrada em plantas sob a forma de amido. A frutose, encontrada na fruta, é enviada ao fígado para ser convertida em glicose depois de ingerida. A estrutura da galactose é extremamente semelhante à da glicose. A galactose é parte da lactose do açúcar do leite e também é convertida pelo fígado em glicose, assim como a frutose.

Dissacarídeos, açúcares duplos

O termo "dissacarídeo" significa "dois açúcares". Os dissacarídeos são feitos de dois monossacarídeos. Os três principais tipos de dissacarídeos são sacarose, maltose e lactose. Sacarose, feita de glicose e frutose, é encontrada naturalmente na beterraba sacarina, xarope de bordo e cana-de-açúcar. A maltose é uma combinação de duas moléculas de glicose e geralmente não é encontrada na natureza. Formas de maltose durante a quebra do amido na boca humana. A lactose é formada a partir de glicose e galactose. Este dissacarídeo é comumente encontrado em produtos lácteos, como leite. A intolerância à lactose ocorre quando o sistema digestivo de uma pessoa não é capaz de digerir a ligação entre as moléculas de galactose e glicose.

Polissacarídeos, muitos açúcares

Polissacarídeo é o termo usado para carboidratos que são formados a partir de mais de dois monossacarídeos . Os polissacarídeos também são conhecidos como carboidratos complexos porque às vezes se desenvolvem a partir de milhares de monossacarídeos. Um dos polissacarídeos mais comuns é o amido. As plantas usam amido para armazenar carboidratos, por isso pode ser encontrado em alimentos como batatas e feijões. Os humanos armazenam carboidratos nos músculos e no fígado, na forma do glicogênio polissacarídico. A fibra é composta de polissacarídeos indigeríveis. O tipo mais comum de fibra é feito de celulose, um polissacarídeo que define a estrutura das plantas. Outros tipos de fibras incluem mucilagem, hemicelulose, goma e pectina. Carboidratos em rótulos nutricionais Os três tipos de carboidratos listados nos rótulos nutricionais são açúcar, amido e fibra alimentar. As pessoas que contam a ingestão de carboidratos devem considerar os três tipos de carboidratos. O amido, um polissacarídeo, é encontrado em alimentos como ervilhas, feijão, milho, feijão, feijão, cevada e aveia. O açúcar listado nos rótulos dos alimentos geralmente inclui monossacarídeos como sacarose e frutose, ou dissacarídeos como a lactose. É importante notar que a quantidade de açúcar listada inclui açúcar natural e açúcar adicionado. Fibra, um polissacarídeo indigesto, ajuda a manter o sistema digestivo saudável. A American Diabetic Association recomenda 25 a 30 gramas de fibra por dia para adultos saudáveis.